Cidades

Professor inova levando robótica para salas de aula em Feliz Natal

3 minutos de leitura
Professor inova levando robótica para salas de aula em Feliz Natal

Programar um robô, desenvolver softwares e jogos e saber muito mais sobre a tecnologia. Tudo isso parece muito complicado e inacessível, mas um professor da cidade de Feliz Natal (510 km de Cuiabá) tem mostrado que com um pouco de vontade e muita criatividade isso é possível sim e, ainda mais, na rede municipal de ensino.

A iniciativa do professor Alcemir Fernandes vem desvendando todos os mistérios da tecnologia com os estudantes da pequena cidade de pouco mais de 10 mil habitantes.

Ele contou que o interesse pelo mundo da tecnologia surgiu aos 13 anos, quando teve seu primeiro contato com um computador na escola.

“Naquela época eu não tinha dinheiro para comprar um computador, então só via mesmo na escola, mas fiquei totalmente fascinado em descobrir como aquilo funcionava, como poderia mudar o que estava vendo e o interesse só aumentou”, lembrou.

Autodidata na área de tecnologia da informação, o professor disse ainda que a ideia de levar a todos os conhecimentos sobre como a tecnologia funcionava não saiu da sua cabeça, criando o FNCodeClub (algo como FN = Feliz Natal, Code Club como um “clube de programação”).

“Ao assistir um estudo de caso, no qual o autor comenta que precisamos fazer uma revolução no sistema educacional brasileiro, surgiu o insight de retornar com os antigos projetos de Feira de Ciências e, assim, incentivar a criatividade dos jovens e interessados em aprender. Assim nasceu o FN Code Club”, contou.

Alcemir destacou ainda que a missão do FN Code Club é oferecer para cada criança, adolescente e educador do município de Feliz Natal a oportunidade de aprender gratuitamente sobre tecnologia da informação, inovação tecnológica, desenvolvimento de software, desenvolvimento de games, robótica educacional e educação empreendedora.

“Eu utilizei recurso público para aprender sobre tecnologia, penso que, da mesma forma, é necessário retribuir ao município/estado e ensinar as crianças tudo o que aprendi. Tenho o sonho de, em breve, tornar Feliz Natal o Vale do Silício Brasileiro”, ressaltou.

Em andamento, o professor está realizando o 1° Festival Feliz-Natalense de Tecnologia Educacional, que começou em fevereiro e vai até dia 31 de março.

O festival traz palestras e workshops com temas como tecnologia criativa no ecossistema educacional, desenvolvimento de software, desenvolvimento de jogos, robótica educacional, gestão de projetos, educação empreendedora, educação financeira kids, educação financeira teens, mapas mentais, empreendedorismo social, formação de equipes criativas no ecossistema educacional, liderança, inovação e futuro da educação.

A programação do evento também traz a manutenção e configuração dos laboratórios de informática das escolas do município, além de promover instalações de aplicativos educacionais a toda população.

“Ao desenvolver softwares, os alunos aprendem a pensar de forma criativa, a raciocinar sistematicamente e a trabalhar colaborativamente – competências essenciais para todos na sociedade de hoje”, finalizou.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes