Negócios

Produzindo Certo: conheça o primeiro CRA Verde pulverizado

Produtores fazem emissões do primeiro CRA Verde coletivo para financiar a produção agrícola e a adequação a compromissos socioambientais

3 minutos de leitura
Produzindo Certo: conheça o primeiro CRA Verde pulverizado
(Foto: Divulgação/Produzindo Certo)

Em uma estratégia que agrega produtividade e sustentabilidade, produtores rurais já podem fazer emissões de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) coletivo para financiar a produção agrícola e fazer a adequação a compromissos socioambientais.

A inovação que recebe o nome de CRA Verde.Tech chegou ao mercado pela parceria entre a Gaia Impacto, Traive e Produzindo Certo, sendo que esta última há 16 anos desenvolve de mãos dadas com o agricultor e o pecuarista uma metodologia exclusiva que identifica as ações necessárias para que as propriedades rurais produzam em equilíbrio com as pessoas e com o meio ambiente.

“Um dos maiores benefícios dessa operação é a valorização dos ativos ambientais e do trabalho de preservação feito pelos produtores através da obtenção de recursos e taxas diferenciadas, o que não acontece na comercialização de sua produção. ou mesmo nos modelos tradicionais de crédito rural”, afirma Aline Maldonado Locks, associate founder e CEO da Produzindo Certo.

Aline Maldonado Locks: produtor comprometido com a sustentabilidade obtêm recursos com taxas diferenciadas

O que a Produzindo Certo faz

A Produzindo Certo traz uma solução real para empresas preocupadas em garantir uma rede de fornecimento verificada dentro dos mais rigorosos padrões de comprometimento social e ambiental.

“Com um protocolo exclusivo de avaliação e o uso de tecnologia, combinamos ações presenciais ao uso de satélites para entregar, aos nossos clientes, propostas de mudanças no ambiente rural, oferecendo desde diagnóstico e orientação até a gestão completa da rede de fornecimento, sempre com a consciência de que somente uma atividade lucrativa será capaz de garantir o respeito às práticas indicadas”, diz Diego Pedr’Angelo, coordenador comercial da Produzindo Certo.

Diego Pedr’Ângelo, da Produzindo Certo: parceria entre empresas beneficia diretamente o produtor

CRA Verde.Tech

O CRA Verde.Tech tem como lastro a emissão, por parte dos produtores, de 17CRPs (Cédulas de Produto Rural), em que estão vinculados e financeiros, uma série de metas de desempenho socioambiental em suas propriedades.

Outro ponto do CRA Verde.Tech é a inclusão de seguros agrícolas customizados, que dão garantia extra aos investidores que participam da emissão.

De acordo com Diego, a primeira operação desse tipo só foi possível com a parceria e a expertises das três empresas envolvidas: Produzindo Certo, Gaia Impacto e a Traive.

A Produzindo Certo é especializada na elaboração de diagnósticos e planos de gestão socioambientais para propriedades e empresas ligadas ao agronegócio. Ela reúne e analisa as propriedades, além de estabelecer metas que devem atingir durante a vigência dos contratos.

A Traive é uma fintech voltada à estruturação, modelagem e distribuição de soluções financeiras inovadoras para o agronegócio. Ela utilizou sua plataforma tecnológica para as análises de riscos de crédito dos produtores na primeira operação.

Já a Gaia Impacto é uma das principais securitizadoras do mercado brasileiro e uma das pioneiras em operações envolvendo CRAs, fazendo a formatação do processo junto aos órgãos oficiais e a intermediação da negociação dos títulos no mercado financeiro.

“Esse CRA foi o primeiro e não será o último”, comentou Diego, otimista. “E o produtor interessado pode acessar nossas redes sociais para informações sobre novidades que estão por vir”.

Rede social: @produzindocerto

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes