Produção de etanol cresce 384,5% em dez anos em Mato Grosso

Mato Grosso é o segundo mercado consumidor da própria produção, com oferta de quatro vezes acima da demanda

(Foto: Ednilson Aguiar / O Livre)

A produção de etanol subiu 384,5% em Mato Grosso em 10 anos e ultrapassou a marca de 4 bilhões de litros em 2021. Levantamento do Sindicato das Indústrias de Fabricação de Álcool (Sindálcool) diz que Mato Grosso ocupa a terceira posição no ranking nacional. 

Os dados são referentes ao período de 2012 a 2021. São Paulo e Goiás lideram a produção em primeiro e segundo lugar, respectivamente. O insumo mais usado na produção do combustível é milho, que passou à frente da produção com a cana de açúcar em 2019. A proporção atual está em 3 litros para 1. 

“Mato Grosso teve uma mudança na industrialização do setor sucroenergético. Hoje temos ¾ de produção sendo derivado do etanol de milho, e isso foi muito importante não só para a agregação de valor, mas para a produção do etanol basicamente”, explica o presidente do Sindálcool, Silvio Rangel.

Porém, a maior parte da produção é vendida para São Paulo, mesmo com o custo do etanol em relação a outros combustíveis mais em conta. Mato Grosso é o segundo consumidor da própria produção. 

Apesar desses números, a quantidade de etanol no mercado local seria quatro vezes acima da demanda.  

Conforme o sindicato, o abastecimento com etanol voltou a ser vantajoso no começo de março, após as várias altas nas refinarias entre o fim do ano passado e o deste ano. 

A expectativa dos produtores é que o volume de etanol suba em torno de 13% em 2022 e 2023. A nova alta será mantida pelo crescimento na produção de milho no Estado. Cerca de 4,6 bilhões de litros deverão ser ofertados.

Leia também:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPolícia descobre que suposta ameaça de massacre em escola era “brincadeira” de uma adolescente
Próximo artigoO Homem do Norte tem estreia adiada no Brasil