Variedades

Produção cuiabana vence “melhor dos melhores” em premiação na Índia

2 minutos de leitura
Produção cuiabana vence “melhor dos melhores” em premiação na Índia

O curta cuiabano “Sombras” dirigido por Rafael de Carvalho, com fotografia de João Carlos Bertoli e roteirizado por Eduardo Butakka e Thyago Mourão acaba de receber o prêmio Jean Luc Godard Awards na categoria melhor filme de um minuto, que aconteceu no último dia 16 em Calcutá na Índia. A produção já havia vencido em junho desse ano o prêmio Los Angeles Television, Script and Film Festival em Hollywood.

O prêmio Jean Luc Godard Awards condecora as produções do cinema independente que se destacam por sua linguagem universal e seu espírito criativo. Para ser indicado ao prêmio, que não aceita inscrições diretas, “Sombras” precisou antes vencer a seletiva mensal do Cult Critics Awards que o qualificou para concorrer na grande final com outros vencedores da mesma categoria.

Para o diretor do curta, vencer em meio a tantas produções mundiais atesta a qualidade dos profissionais mato-grossenses: “o prêmio reforça que o nosso trabalho tem força e qualidade em qualquer parte do mundo. Somos capazes e podemos fazer a diferença, mesmo quando tudo aponta o oposto”. Enfatizou Rafael, fazendo referência à falta de recurso que as produções locais enfrentam.

Os cuiabanos não puderam estar presentes na cerimônia de premiação e o troféu será enviado para o endereço da equipe no Brasil. “Uma pena que não conseguimos apoio para ir até a cerimônia de premiação. Até encaminhamos pedidos de patrocínio pras empresas, mas elas não parecem se interessar em apoiar a produção cultural do estado. Mesmo assim, aos poucos vamos mostrando que santo de casa faz milagre sim”, comenta o roteirista Eduardo Butakka.

A equipe agora procura por editais e parcerias com empresas que estejam dispostas a financiar suas novas produções em troca de divulgação. “Já temos três roteiros de 7 a 10 minutos cada. O desafio agora é melhorar, elevar o nível das produções e pra isso precisamos de recurso tanto público quanto privado. As pequenas produções precisam de mais incentivo”, finaliza Thyago Mourão.

De acordo com a assessoria, ao todo, “Sombras” já acumula cinco láureas e quatro estatuetas pelo mundo, consagrando-se como uma das produções mato-grossenses mais premiadas dos últimos tempos. O curta contou ainda com Eduardo Butakka, Millena Machado e Thyago Mourão no elenco, supervisão de produção de Simoni Matsumura,  produção de Dale Nassarden, Lucas Lemos, Eduardo Gealdis e Kleber Borges como assistentes de produção, Maquiagem de Leandro Brito e caracterização de Eduardo Solano.

A lista completa de todos os vencedores do prêmio pode ser conferida no link: http://hlc-cultcritic.com/jean-luc-godard-awards-2018/

(Da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes