Procurando por vaga em escola pública? Governo e Prefeitura abrem matrículas para novos alunos

No caso da Prefeitura, vagas são realizadas de acordo com a região da cidade e no do Governo, atendendo a calendário de início das aulas, por escola

Pais ou responsáveis devem ficar em alerta quanto aos prazos (Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

Tanto a Prefeitura de Cuiabá, quanto o Governo de Mato Grosso abrem matrículas para novos alunos em suas unidades escolares nesta semana.

No caso da Prefeitura, as matrículas para a Educação Básica, Pré-Escola (4 e 5 anos) e Ensino Fundamental ocorrem entre os dias 7 e 10 de janeiro, de acordo com cada região.  O link será disponibilizado no site da Prefeitura de Cuiabá, a partir das 8 horas do dia 7, e se encerram às 23:59 horas do dia 10, de acordo com o calendário. Nessas modalidades de Ensino serão oferecidas 6.111 vagas.

No link do portal Matrícula WEB, os pais ou responsáveis de alunos entre quatro e 14 anos preenchem um formulário de informações e fazem a matrícula. De acordo com informações repassadas por equipe da Comissão Permanente de Organização da Demanda Escolar (CPODE), nos dias 07 e 08 estarão abertas as matrículas para as unidades educacionais localizadas nas Regionais Norte e Leste e nos dias 9 e 10 para as escolas localizadas nas Regionais Sul e Oeste.

Para auxiliar ou esclarecer sobre qualquer dúvida, a Comissão Permanente de Organização da Demanda Escolar (CPODE) contará com atendimento via telefone: 0800 646 2003 e ainda no 3645 6560 ou 3465 6571.

Rede pública estadual

O período de matrículas nas unidades educacionais da rede estadual de Mato Grosso para alunos novos começa na próxima terça-feira (07). As matrículas web, bem como o cadastro de usuário, devem ser feitas no site da Seduc.

Conforme a Portaria N° 794/2019, publicada no Diário Oficial do Estado, as matrículas para as duas creches estaduais serão no dia 07 de janeiro. De 09 a 13 de janeiro serão as matrículas para as unidades escolares que iniciarão o ano letivo em 10 de fevereiro de 2020; e de 03 a 09 de março para as escolas que iniciarão o ano letivo em 23 de março de 2020.

O processo de matrícula web ocorrerá, exclusivamente, nas unidades escolares que terão as matrículas solicitadas pela internet. Confira aqui a relação das escolas que terão matrículas web.

Entende-se por alunos novos, aqueles que não constam na unidade escolar no término do ano letivo de 2019, como os que ingressarão na educação infantil, ensino fundamental e médio, os transferidos de qualquer rede de ensino, bem como os alunos que apresentam situação de desistente e abandono no sistema SigEduca, módulo Gestão Educacional (GED).

Cadastro do Usuário

Antes de solicitar a matrícula web é preciso fazer o cadastro do usuário no site www.seduc.mt.gov.br. O cadastro é a primeira fase do processo para as matrículas web de alunos novos nas escolas estaduais. Ao fazer o cadastro, o sistema gerará o login e a senha de acesso do usuário, que deverá ser usado para fazer a matrícula.

O cadastro para matrículas nas creches poderá ser feito até o dia 07 de janeiro de 2020. Para as unidades escolares que iniciarão o ano letivo em 10 de fevereiro de 2020, o cadastro para matrículas poderá ser feito até 13 de janeiro e para as unidades que iniciarão o ano letivo em 23 de março o cadastro será até 09 de março.

A 2ª fase do processo compreende dois momentos simultâneos que é a solicitação de matrícula web, sendo que, ao confirmar a solicitação, o sistema emitirá uma ficha com as informações cadastradas. A segunda fase é a confirmação da solicitação de matrícula web, que será na unidade escolar, com data e horário de atendimento constante na ficha de solicitação. A matrícula só será efetivada quando validada pela unidade escolar.

O horário de atendimento para confirmação da matrícula nas escolas que atendem nos três turnos será das 7h às 19h e nas que atendem dois turnos será das 7h às 18h30.

O aluno maior de idade ou o pai e responsável pelo aluno menor de idade deverá comparecer na unidade escolar de opção para confirmação da matrícula, munido dos documentos exigidos na portaria.

Renovação da Matrícula

A renovação de matrícula é a confirmação da continuidade dos alunos integrantes da escola para o ano letivo de 2020 e deverá ser efetivada na unidade escolar pelos pais ou responsáveis pelo aluno menor de idade ou pelo aluno maior de idade.

Nas unidades que iniciarão o ano letivo em 10 de fevereiro, a confirmação da matrícula foi realizada no período de 09 a 20 de dezembro. Já nas escolas que iniciarão o ano letivo no dia 23 de março de 2020, o período de rematrícula será entre 10 de janeiro e 01 de fevereiro de 2020.

(Com assessorias da Prefeitura de Cuiabá e Governo de Mato Grosso)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorNo Brasil, o Inep utiliza o braile para incluir alunos cegos no Enem
Próximo artigoHoje é o último dia para visitação do parque temático Arena Encantada

O LIVRE ADS