Mato Grosso

Procuradora Ana Cristina Bardusco é oficializada coordenadora do Gaeco

2 minutos de leitura
Procuradora Ana Cristina Bardusco é oficializada coordenadora do Gaeco
Foto: Ednilson Aguiar/O Livre

A procuradora de Justiça Ana Cristina Bardusco Silva, da 14ª Procuradoria de Justiça Cível de Cuiabá, foi oficialmente nomeada pelo procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, como coordenadora do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de Mato Grosso. A nomeação foi publicada em portaria do dia 2 de abril.

Conforme o documento, no dia 21 de março foi lançado um edital para preenchimento das vagas do Gaeco, que, nesta gestão, passou a ser descentralizado, sendo criadas, portanto, outras quatro unidades no interior de Mato Grosso.

Ao tomar posse como procurador-geral, Antônio Borges já havia reforçado que uma de suas estratégias, para o biênio em que estaria a frente do MPE, seria descentralizar o Grupo, que ficou conhecido por desmantelar diversos esquemas de desvio de dinheiro público, e também atua fortemente contra o tráfico de drogas.

Dessa forma, foram lançadas seis vagas para o grupo de Cuiabá e oito para o interior, sendo que cada unidade deve ficar com dois promotores. A nomeação é válida pelo período de um ano, podendo ser prorrogada.

Ainda consta da portaria que, em reunião realizada na segunda-feira (1º), a procuradora Ana Cristina Bardusco foi a indicada para assumir a coordenadoria da unidade estratégica.

Além dela, também irão compor o Gaeco de Cuiabá os promotores Carlos Roberto Zarour César, Jaime Romaquelli, Kledson Dionysio de Oliveira, Alessandra Gonçalves da Silva Godoi e Mauro Zaque de Jesus. Desses, apenas o promotor Mauro Zaque não terá prejuízo às funções. Assim, ele permanece atuando junto a 11ª Promotoria de Justiça Cível de Cuiabá.

No documento oficial, Bardusco é a única que consta como coordenadora de núcleo. A expectativa era de que, assim como ela, o promotor Mauro Zaque fosse nomeado para coordenar as atividades do interior. No entanto, a portaria publicada não deixa clara a posição do promotor.

Na mesma portaria, também foram nomeados os seguintes promotores para as unidades do interior:

Barra do Garças: Marcos Brant Gambier Costa e Wdison Luiz Franco Mendes; Cáceres: Augusto Lopes Santos e Enaile Laufta Nunes da Silva; Rondonópolis: Reinaldo Antônio Vessani Filho e Adriano Roberto Alves; Sorriso: Elide Manzini de Campos e Maísa Fidelis Gonçalves Pyrâmides. Nenhum deles terá prejuízo às funções nas promotorias.

Linha dura

Nomeada procuradora em fevereiro deste ano, observando o critério de antiguidade, Ana Cristina Bardusco é conhecida por ser linha dura no Ministério Público do Estado.

Na promotoria há mais de 30 anos, ela se tornou ainda mais conhecida por atuar nos processos da Operação Sodoma, que desmantelou uma série de esquemas de uma organização criminosa liderada pelo ex-governador Silval Barbosa, quando ainda comandava o Estado.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes