Procura por vacina contra influenza gera filas quilométricas em Cuiabá

Alta procura fez acabar cedo o estoque em rede particular, que não tem previsão de quando irá retomar a vacinação por falta de estoque no mercado nacional

A procura por vacina de imunização contra a influenza gera fila quilometra na manhã de hoje (2), em Cuiabá, nos postos de drive thru instalados pela prefeitura.  

Antes das 7 horas, carros estavam enfileirados para entrar no Shopping Estação. Em postos de saúde em bairros, já havia informação de que as últimas unidades estavam terminando antes das 8 horas. 

A modalidade drive thru foi adotada pela prefeitura para evitar aglomerações. Além do Shopping Estação, postos estão instalados no Shopping Pantanal, Lagoa Encantada no bairro CPA e na guarita 1 da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 

Segundo a Secretaria de Saúde de Cuiabá, cada posto de drive thru tem disponíveis 1,2 mil doses.

A alta procura tem sido gerada pela pandemia do novo coronavírus. E a campanha em Cuiabá, contraditoriamente, tem sido intermitente. 

Tumulto

Já nessa quarta-feira (1º), na rede particular, houve tumulto em postos da Unimed de pessoas à procura da vacina. O atendimento foi suspenso e fichas distribuídas para a retomada hoje. 

Contudo, a assessoria de imprensa da Unimed informou logo no início da manhã de hoje que as doses já estão esgotadas. E não há previsão para a retomada 

“Devido à grande procura, não há mais doses da vacina contra gripe disponíveis nas Farmácias Unimed Cuiabá. Não há previsão para a retomada do serviço visto que não há estoque para aquisições no mercado nacional nesse momento”, informa trecho de nota. 

Cuiabá terá que vacinar 46 mil idosos e 21 mil profissionais da saúde pública e privada, todos integrantes do grupo de risco, com prioridade de imunização. 

Doses 

A campanha nacional foi retomada na Capital nesta quinta-feira, após ser suspensa em questão de horas na semana passada por falta de estoque de doses da vacina. 

Segundo a diretora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Miriam Naschenweng, para toda a ação foram disponibilizadas cerca de 16 mil doses das 21 mil entregues pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (30).  

Cerca de 6 mil foram designadas para os drivers, que teve início às 8 horas e seguirá até durar o estoque. Outras 10 mil foram distribuídas para os 101 postos que farão as aplicações das 7 horas às 11 horas e das 13 horas às 16h30. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorAdolescente é encontrada morta dois dias após fugir de casa
Próximo artigoQuarentena mais divertida: listamos os artistas que vão transmitir lives para você

O LIVRE ADS