Procon Municipal orienta consumidores que tiveram voos cancelados pela Avianca

A Anac estipula que a empresa deve propor ao consumidor alternativas, como o reembolso, ou a realocação em outra companhia aérea

Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Em virtude da divulgação do cancelamento de voos pela Avianca Brasil, o Procon Municipal de Cuiabá orienta clientes que adquiriram passagem aérea e tiveram viagem cancelada ou ainda, aqueles que correm o risco de perder a reserva.

O secretário adjunto de Defesa do Consumidor, Gustavo Costa, explica que os clientes devem procurar o local onde foi adquirida a passagem para solicitar o reembolso ou mudança de operadora aérea, já que são essas empresas responsáveis pela venda. Já para os consumidores que compraram diretamente com a Avianca Brasil devem contatar a empresa para não ficar no prejuízo.

“A nossa orientação enquanto órgão de defesa dos direitos do consumidor é para que as pessoas tentem resolver a questão o mais rápido possível, pois a Avianca Brasil está em recuperação judicial desde dezembro de 2018 por motivos financeiros. Desta forma, não há garantia de que os créditos serão devolvidos caso a compra tenha sido na própria empresa”, avisa.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estipula que a empresa deve propor ao consumidor alternativas, como o reembolso, além de outras formas de fazer a viagem ou a realocação em outra companhia aérea ou ainda na própria empresa. “Se por ventura, o consumidor não conseguir resolver ou com a Empresa ou com a própria Avianca, e que por essa razão se sentiram lesados, primeiramente devem obter uma resposta oficial da Agência acerca da solução do problema. Tendo isso em mãos, procurar o Órgão de Defesa do Município para abertura de processo se não tiver resolvido o problema de forma democrática e sem nenhuma resposta satisfatória”, explica Costa.

Na segunda-feira, 22, a companhia aérea precisou devolver 18 aeronaves, das 25 que ainda possuía, por falta de pagamento. Já são mais de 1.300 voos cancelados entre a última sexta-feira, 19, e nesse domingo, 28 de abril.

Comunicado Avianca

Em seu site, a Avianca Brasil informa que, devido à redução da sua frota e “visando minimizar o impacto na sua operação e aos seus passageiros, decidiu efetuar cancelamentos pontuais de voos conforme lista publicada, e que será atualizada diariamente de acordo com eventuais ajustes”. Para consultar um voo específico, clique aqui!

(Da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorSecretário irá apurar denúncias sobre médicos que não estariam cumprindo carga horária
Próximo artigoSobre propaganda do BB: “linha de publicidade do governo mudou”, diz Bolsonaro

O LIVRE ADS