Procon lança videoaulas com dicas sobre direitos do consumidor

Projeto visa capacitar a população e fornecedores por meio de plataformas digitais. Lançamento faz parte da programação do Dia Mundial do Consumidor

Para comemorar Dia Mundial e Dia Nacional do Consumidor, neste 15 de março, o Procon Estadual, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) lança o primeiro vídeo do projeto ‘Videoaulas: Direitos do Consumidor’. A ação, que conta com o apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), tem o objetivo promover a educação para o consumo, levando informações sobre direitos e deveres dos consumidores para a população.

A intenção, explica o superintendente André Rondon Badini, é agregar mais uma ferramenta para disseminar à comunidade em geral conhecimento sobre os direitos do consumidor, por meio de plataformas digitais. “Buscamos a formação de consumidores conscientes que exijam respeito aos seus direitos. E que também estejam preparados para tomar decisões conscientes no seu dia a dia, nas contratações de serviços ou na aquisição de bens, contribuindo para a melhoria do mercado de consumo, evitando o consumismo e agindo com responsabilidade individual e ambiental”, salienta André.

Além de vídeos para os consumidores, o projeto prevê capacitações para fornecedores de produtos e serviços, sobre as regras para adequação do estabelecimento e das práticas comerciais à legislação consumerista. Serão produzidas, ainda, videoaulas destinadas a servidores dos Procons Municipais e Estadual, com capacitações específicas para esse público.

Videoaulas

Terão duração de aproximadamente cinco minutos e serão elaborados por servidores do Procon-MT e disponibilizados no site do órgão de defesa do consumidor. As capacitações têm linguagem simplificada e não pretendem esgotar os assuntos apresentados. Inicialmente, serão produzidos vídeos para consumidores e fornecedores.

Dentre os principais temas destinados aos consumidores estão os direitos básicos do consumidor; produtos e serviços; alimentos, saúde e segurança; dicas sobre direitos do consumidor para datas comemorativas; compras pela internet; orçamento familiar; entre outros. Também serão desenvolvidos vídeos sobre direitos do consumidor por assuntos, como energia elétrica; telecomunicações; assuntos financeiros; Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC); entre outros.

Já os vídeos para os fornecedores abordarão práticas abusivas; adequação dos estabelecimentos à legislação consumerista; informação, oferta e publicidade de produtos e serviços, além de temas por área de atuação, como combustíveis; farmácias e drogarias; supermercados e similares; eventos culturais e esportivos; bares e restaurantes; etc.

Confira aqui o vídeo sobre práticas abusivas (art. 39, CDC). E aqui o vídeo sobre direitos básicos à proteção da vida, saúde e segurança do consumidor (art. 6º, I, Código de Proteção e Defesa do Consumidor – CDC).

Serviço

O Procon-MT atende na sede estadual, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos.

No posto do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, o atendimento ao público também é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, no Várzea Grande Shopping, das 10h às 19h, e no posto do Ganha Tempo do CPA 1, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. No posto da Assembleia Legislativa, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.

 

Com Agencia Estado

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorApós 40 dias em greve, médicos retomam atendimento no Hospital Regional
Próximo artigoComitiva tailandesa estuda investimentos em Mato Grosso

O LIVRE ADS