A Propósito

Prioridade para transplantados

Letalidade da covid-19 nesse grupo de pessoas é cerca de 10 vezes maior do que na população em geral

1 minuto de leitura
Prioridade para transplantados
(Foto: ALMT)

Presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o deputado estadual Max Russi (PSB) pediu ao governo que inclua pacientes transplantados no Plano Estadual de Imunização contra a covid-19.

Conforme dados da Central de Transplantes, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), existem 2.352 pessoas transplantadas em Mato Grosso. Desses, 2.024 pacientes receberam novas córneas, 283 novos rins, 38 novos fígados, seis receberam medula óssea e um teve um pulmão transplantado.

“Esses transplantados possuem uma fragilidade imunológica. Nosso pedido também se baseia em estudos científicos que mostram maior letalidade da doença. Por isso, defendemos que esse grupo de pessoas sejam incluídas na primeira fase da vacinação”, argumentou Russi.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Órgãos (SBO), a taxa de letalidade da população geral pelo novo coronavírus é de 2,4%. Já em pessoas que passaram por transplante de órgãos, esse número gira em torno de 20%.

Todos esses pacientes precisam tomar medicamentos imunossupressores pelo resto da vida para evitar a rejeição do órgão.

“Esses medicamentos debilitam o sistema imunológico, tornando esses pacientes mais vulneráveis a infecções. Por isso, a infecção por covid-19 nesse grupo tende a ser mais grave”, disse José Huygens Garcia, presidente da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), em entrevista à CNN Brasil na última terça-feira (23).

LEIA TAMBÉM

(Da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes