Primeira UTI neonatal é inaugurada em Primavera do Leste

Unidade será referência em atendimento aos recém-nascidos para 11 municípios que integram parte da região sul do Estado

Após inauguração dos 10 leitos de UTI neonatal no Hospital e Maternidade São Lucas, Primavera do Leste passa a ser referência em atendimento aos recém-nascidos para 11 municípios que integram parte da região sul do estado.

A primeira unidade neonatal pública do município conta com estrutura moderna e personalizada com desenhos infantis e foi pensada para oferecer conforto e bem estar para as famílias, além de disponibilizar equipamentos de última geração.

O atendimento aos bebês prematuros sempre foi algo muito esperado pela população, que agora passará ter à disposição o atendimento de graça por meio do SUS. É importante ressaltar que o credenciamento das vagas será administrado pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso através da central de regulação.

Antes os bebês prematuros precisam entrar na fila de espera de outras cidades para tentar garantir uma vaga. Agora, a expectativa é que esse sofrimento seja amenizado com a abertura dos novos leitos. De acordo com o prefeito Leonardo Bortolin (MDB), a abertura de leitos de UTI neonatal através do SUS é um dos passos mais importantes para a saúde pública do município, uma vez que a demora em conseguir esse tipo de atendimento causa muito sofrimentos as mães que acabaram de dar a luz e precisam enfrentar a triste batalha em busca de vaga para o filho.

“Sem dúvida alguma esse é um dos dias mais felizes da nossa gestão, porque graças à parceria com o hospital São Lucas, Governo do Estado e Câmara Municipal Primavera vamos poder ofertar de forma gratuita os serviços de UTI neonatal. Por muitas vezes, nós presenciamos o desespero de pais em busca de atendimento para o filho recém-nascido e não encontrando vaga disponível. Agora, Primavera passa a oferecer o que tem de mais moderno em equipamentos no país”, comemora Bortolin.

Para realizar a construção e instalação da UTI neonatal, o hospital São Lucas fez um investimento de R$ 1,5 milhão. Segundo o médico responsável, Marcelo Machado, esse era um projeto que esperou mais de seis anos para sair do papel.

“Esse é um sonho que nós aguardávamos por muito tempo. É também o sonho de qualquer pessoa que vivenciou a espera de uma vaga de UTI para um filho. Poder oferecer essa atendimento para a população primaverense e região é motivo de muito orgulho para o hospital”, completa emocionado.

Preparada para receber bebês que nasceram antes das 37 semanas de gestação, com baixo peso ou que possuem algum problema, a UTI neonatal é o ambiente dentro do hospital muito importante para o desenvolvimento do recém-nascido, como alterações cardíacas ou respiratórias, por exemplo. O bebê permanece na UTI até que possa crescer, atingir bom peso e se tornar apto a respirar, sugar e deglutir.

O secretário estadual de saúde, Gilberto Figueiredo, fez questão de visitar a nova unidade inaugurada em Primavera do Leste que irá oferecer tratamento completo aos bebês prematuros.

“O governo de Mato Grosso gosta de parcerias com prefeitos sérios. E o prefeito Leonardo Bortolin é um homem sério na política, que vem fazendo um grande gestão, com muita competência, em Primavera do Leste. Em 2020, nós iniciamos essa parceria com a inauguração de UTIs para atender pacientes da Covid-19 com a prefeitura e o hospital. Essa é apenas a continuidade de uma parceria que tem dado certo”, ressalta o secretário.

(Da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorVisita frequente: jaguatirica é capturada pela segunda vez em sítio de Alta Floresta
Próximo artigoMT abriu 12 mil novos postos de trabalho em junho, diz Caged