Internacional

Primeira mulher presidente da Hungria é contra aborto e pró-família

Cristã, casada e mãe de três filhos, Katalin Novak foi ao Parlamento acompanhada de sua família

2 minutos de leitura
Primeira mulher presidente da Hungria é contra aborto e pró-família
Katalin Novak, 44, eleita a primeira mulher presidente da Hungria (Fonte: Diário Gospel)

Na última quinta-feira, 10, o Parlamento da Hungria elegeu Katalin Novak como a primeira mulher presidente do país. Cristã, casada e mãe de três filhos, foi ao Parlamento acompanhada de sua família. Ela tomará posse no dia 10 de maio para mandato de cinco anos, de acordo com a ACI Digital.

Em seu discurso, Novak garantiu que está pronta para assumir os deveres inerentes ao cargo. Também ressaltou a busca pela paz entre seus conterrâneos.

“Meu trabalho será elevar meus irmãos húngaros ao nível em que exista uma coesão evidente entre os húngaros. Lá, nessa altura, haverá paz e segurança”, disse Novak.

Pró-vida e pró-família

A ACI Digital recorda ocasiões em que Katalin Novak, expressando sua fé cristã, demonstrou apoio à vida – desde a concepção – e à família.

Em junho de 2018, quando atuava como Ministra da Família, Juventude e Relações Exteriores da Hungria, Novak deu uma palestra na Academia João Paulo II para a Vida e a Família, em Roma. No evento, destacou os resultados positivos das políticas pró-família no país entre 2010 e 2017 – como a queda de 33% de abortos no período.

Nesse mesmo ano, em entrevista ao jornal ABC, deixou claro que as políticas pró-família “não são uma despesa, mas um investimento para o futuro”.

Presidente Katalin Novak

Katalin Éva Veresné Novák nasceu em 6 de setembro de 1977 e é formada em Economia pela Universidade Corvinus e em Direito pela Universidade de Szeged. Seu currículo também inclui estudos na Universidade de Paris Nanterre.

Em 2001, começou sua carreira no Ministério de Relações Exteriores, tendo como especialidade assuntos envolvendo a União Europeia. Nove anos depois, em 2010, foi nomeada assessora ministerial e, logo em 2012, foi nomeada chefe de gabinete do Ministério dos Recursos Humanos.

Em 2014 tornou-se secretária de Estado de Assuntos da Família e da Juventude no Ministério das Capacidades Humanas. Desde 2017 ela é vice-presidente do partido Fidesz, ao qual o primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán pertence.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes