Primeira-dama destaca balanço do primeiro mês da Delegacia 24 horas da Mulher

Inaugurada em 8 de setembro, a unidade contabiliza mais de 1 mil atendimentos; primeira-dama Virginia Mendes destaca importância do local para apoio e combate à violência doméstica

Delegacia 24 horas da Mulher - Foto por: Jana Pessoa

Com um mês de atendimento, a Delegacia 24 horas da Mulher, instalada no bairro Planalto, em Cuiabá já registrou mais de 1.100 atendimentos. A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, responsável pela efetivação e implantação da unidade, destacou que o balanço do primeiro mês mostra que as mulheres têm buscado cada vez mais apoio para denunciar os casos de violência doméstica e sexual.

O balanço do primeiro mês traz um total de 338 medidas protetivas, 324 boletins de ocorrência, 310 atendimentos psicossociais e 150 prisões em flagrante. Os dados são de 09 de setembro até esta terça-feira (13.10).

Inaugurada em 08 de setembro, o Plantão 24 horas de Atendimento à Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Sexual foi a unidade da Polícia Civil que mais registrou protocolos no sistema PJe.

Delegacia 24 horas da Mulher Créditos: Jana Pessoa

“Com um espaço exclusivo para as mulheres, acolhedor e totalmente estruturado, com uma equipe especializada, a Delegacia 24 horas da Mulher cumpre com o seu papel. E os dados só comprovam que as mulheres têm se empoderado mais e buscado ajuda, denunciando os crimes e violações de direito. É para isso que tanto lutei para que essa Delegacia saísse do papel e pudesse ser o que é hoje, essa referência no combate à violência contra a mulher”, destacou a primeira-dama Virginia Mendes.

A solenidade de inauguração, realizada no dia 08 de setembro, contou com a presença da primeira-dama da República, Michelle Bolsonaro, da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, e da líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres, Maria da Penha, que participou por videoconferência.

Na ocasião, a primeira-dama da República, Michelle Bolsonaro, elogiou a estrutura. “Inciativas como esta são fundamentais para combater esses crimes, e para que mais mulheres possam ser atendidas com sensibilidade, acolhimento e segurança. Fiquei muito feliz por conhecer a delegacia 24 horas, e testemunhar o carinho com que tudo foi preparado para receber mulheres que estão em situação de sofrimento. É assim que devemos cuidar das famílias brasileiras”, afirmou a primeira-dama.

Delegacia 24 horas da Mulher Créditos: Michel Alvim

Outras personalidades receberam o reconhecimento do trabalho desenvolvido em defesa dos direitos da mulher, como a desembargadora Maria Erotides, a primeira delegada da mulher de Mato Grosso, Miedir Santana, já aposentada. E outras mulheres que foram fundamentais para a efetivação da unidade.

Delegacia 24 horas da Mulher Créditos: Jana Pessoa

Estrutura

A unidade conta com salas apropriadas para acolhimento das vítimas, cartórios, salas de atendimento, para as equipes que atuam no local, além de uma brinquedoteca e playground para crianças.

A primeira-dama Virginia Mendes foi responsável por mobilizar diversos parceiros, empresários, amigos e voluntários na arrecadação de mais de R$ 200 mil em recursos e doações, utilizados para reforma e adequação da estrutura completa.

Delegacia 24 horas da Mulher Créditos: Jana Pessoa

“Essa foi a primeira bandeira que assumi quando iniciamos a gestão, fiz questão de me envolver pessoalmente em tudo, pois sei que o combate à violência doméstica é algo essencial. Agradeço de todo coração todos que nos ajudaram a chegar até aqui. Sem a ajuda de centenas de pessoas nada disso seria possível. Unidos somos mais fortes e vamos garantir os direitos das mulheres. Agradeço ao governador que sempre me apoiou e todos os que somaram forças conosco. Tenho certeza que esta Delegacia vai ajudar milhares de mulheres a saírem do ciclo da violência”, enfatizou Virginia Mendes.

O Plantão 24 horas da Mulher está instalado no bairro Planalto, anexo ao prédio da 2ª Delegacia da Capital. A equipe do plantão é formada por cinco delegadas e mais as equipes de escrivães, investigadores, assistentes sociais e psicólogas.

Delegacia 24 horas da Mulher Créditos: Jana Pessoa

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPatrimônio de Manuela D’Ávila cresceu 382% em dois anos
Próximo artigoArte, cultura, civilização são temas de livro organizado por Valério Mazzuoli