Cidades

Primavera chega trazendo chuva e alívio para MT e o Centro Oeste

Estação começa oficialmente na terça-feira (22) com influência do fenômeno La Niña, que promete mais umidade no continente

2 minutos de leitura
Primavera chega trazendo chuva e alívio para MT e o Centro Oeste
(Foto: Pixabay)

Oficialmente a Primavera começa na terça-feira (22). Pontualmente às 9h31 [horário de Mato Grosso], a nova estação do ano troca de lugar com o inverno, em meio ao calor extremo, baixa umidade e o fogo das queimadas em Mato Grosso e outros Estados.

Em 2020, a Primavera vai ter a influência do fenômeno La Niña, que deixa as águas do oceano mais frias do que o normal. A notícia é boa, já que o resultado é um período úmido mais intenso.

Segundo o meteorologista Fillipe Pungirum, do Climatempo, as projeções mostram que a La Niña terá fraca intensidade, mas ainda assim influenciará o clima no continente.

O início da Primavera traz chuvas significativas no Centro Oeste. Logo de cara, a previsão aponta para precipitação no centro-sul de Mato Grosso.

LEIA TAMBÉM

A dica do meteorologista para quem depende do clima, como os agricultores, é ficar de olho no céu para organizar o começo da safra.

Não há expectativa de atraso como foi ano passado, mas ainda ficaremos com situação irregular até a chuva se estabelecer, em meados de outubro”, comenta.

Projeção para os meses

O mês de outubro deve começar com temperaturas acima da média histórica em todos o Centro Oeste, com exceção de Mato Grosso do Sul. A região – incluindo Mato Grosso – deve registrar chuvas entre 50 e 100 mm acima da média histórica.

Em novembro, os corredores de umidade trazem potencial para chuva em boa parte do Centro Oeste. Em Mato Grosso, a expectativa é de chuva levemente acima da média no mês. Já as temperaturas não mudam muito e o calor predomina.

No mês seguinte, dezembro, os indicadores se invertem: as chuvas devem ficar abaixo da média e as as altas temperaturas dão uma trégua e ficam ligeiramente abaixo da média.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes