Primavera chega trazendo chuva e alívio para MT e o Centro Oeste

Estação começa oficialmente na terça-feira (22) com influência do fenômeno La Niña, que promete mais umidade no continente

(Foto: Pixabay)

Oficialmente a Primavera começa na terça-feira (22). Pontualmente às 9h31 [horário de Mato Grosso], a nova estação do ano troca de lugar com o inverno, em meio ao calor extremo, baixa umidade e o fogo das queimadas em Mato Grosso e outros Estados.

Em 2020, a Primavera vai ter a influência do fenômeno La Niña, que deixa as águas do oceano mais frias do que o normal. A notícia é boa, já que o resultado é um período úmido mais intenso.

Segundo o meteorologista Fillipe Pungirum, do Climatempo, as projeções mostram que a La Niña terá fraca intensidade, mas ainda assim influenciará o clima no continente.

O início da Primavera traz chuvas significativas no Centro Oeste. Logo de cara, a previsão aponta para precipitação no centro-sul de Mato Grosso.

LEIA TAMBÉM

A dica do meteorologista para quem depende do clima, como os agricultores, é ficar de olho no céu para organizar o começo da safra.

Não há expectativa de atraso como foi ano passado, mas ainda ficaremos com situação irregular até a chuva se estabelecer, em meados de outubro”, comenta.

Projeção para os meses

O mês de outubro deve começar com temperaturas acima da média histórica em todos o Centro Oeste, com exceção de Mato Grosso do Sul. A região – incluindo Mato Grosso – deve registrar chuvas entre 50 e 100 mm acima da média histórica.

Em novembro, os corredores de umidade trazem potencial para chuva em boa parte do Centro Oeste. Em Mato Grosso, a expectativa é de chuva levemente acima da média no mês. Já as temperaturas não mudam muito e o calor predomina.

No mês seguinte, dezembro, os indicadores se invertem: as chuvas devem ficar abaixo da média e as as altas temperaturas dão uma trégua e ficam ligeiramente abaixo da média.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorVocê se sente representado? Negros e indígenas somaram menos 10% dos candidatos em MT
Próximo artigoMulher é assassinada no local de trabalho pelo ex-marido em Cuiabá