A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) devem lançar ainda nesta semana as operações de Carnaval, visando à diminuição de crimes, ocorrências e acidentes de trânsito em Mato Grosso. Em 2018, os dois órgãos registraram diminuição de casos em relação aos apresentados em 2017.
No caso da PRF, houve redução de 15% nos acidentes em rodovias federais em Mato Grosso. Nos dias de operação foram registrados 65 acidentes de trânsito, sendo sete graves (15% a menos que em 2017) e quatro mortes. Não houve acidentes de grandes proporções. Foram fiscalizadas quatro mil pessoas e 3,8 mil veículos. Os 1,4 mil testes do bafômetro resultaram em 34 pessoas multadas e nove detidas.
Ao todo, mais de 1,5 mil motoristas foram flagrados pelos radares trafegando acima da velocidade máxima. A PRF também registrou 520 ultrapassagens indevidas, cerca de 160 motoristas e passageiros sem o cinto de segurança e, ainda 22 casos de criança sem a cadeirinha, além de deter 35 pessoas envolvidas em diversos crimes, dentre eles ambiental, tráfico de drogas, contrabando, descaminho e roubo de veículos.
Já na operação da Sesp, que envolveu todas as forças de segurança estaduais, em 2018 teve uma redução de 10% no número de homicídios durante o Carnaval, com um total de nove mortes. Também foram registradas 553 ocorrências de roubos e furtos, 51 casos de tráfico de drogas e 43 ocorrências de uso de entorpecentes.
O Corpo de Bombeiros realizou 469 atendimentos durante os dias de Carnaval em 2018. Entre eles, 104 ocorrências de acidentes de trânsito e atropelamento, 77 atendimentos de mal súbito, 26 incêndios, 11 crimes oriundos de arma branca (faca) e 3 afogamentos.