Previsão aponta calor de até 36ºC e pancadas de chuva durante a semana

    Calor permanece, mas em menos intensidade, segundo meteorologistas

    (Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

    Acostumada com o sol forte e calor intenso, a população mato-grossense agora vai ter que se acostumar a carregar um guarda-chuva, diante das tantas previsões de pancadas de chuva. Há semanas sendo apontadas pelos meteorologistas, elas permanecem no mapa durante toda esta semana. Para o Estado, a previsão é de chuvas intensas pelo menos até o próximo domingo (14).

    Conforme o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), para uma faixa que vai de Leste a Oeste e cobre a região Sul, há avisos de atenção para tempestades de raios, vendavais e possibilidade de granizo. O alerta está estabelecido para até 48 horas, ou seja, até quarta-feira (10).

    Mesmo com as chuvas, o nível de raios ultravioletas permanece entre os mais altos, chegando a medir 12 UV. Nesses casos, não é recomendada a exposição ao sol por tempo superior a 10 minutos. Além disso, recomenda-se que a população beba bastante água, hidrate a pele (para que não fique ressecada), umidifique o ambiente e use sombrinha em caso de exposição.

    Confira a previsão do tempo para as algumas cidades do estado:

    Cuiabá: Na capital, a temperatura máxima esperada para esta segunda-feira é de 35ºC. A máxima permanece até quinta-feira (11). O dia mais quente deve ser registrado no sábado, quando as previsões apontam máxima de 39ºC. Durante a semana, a mínima permanece em 24ºC.

    Chapada dos Guimarães: Na cidade vizinha, a temperatura mínima para esta segunda-feira é de 18ºC, podendo chegar a 30ºC durante a tarde. Para o resto da semana, a máxima chega a 36ºC, enquanto a mínima fica em torno de 21ºC. Por lá, sábado também deve ser o dia mais quente, quando se espera 39ºC.

    Tangará da Serra: A 240 km ao norte, a previsão é de tempo ameno, com temperaturas que variam entre 21ºC e 31ºC. Para sábado, a temperatura pode chegar a 37ºC, mas a probabilidade de chuva cai para 30%.

    Rondonópolis: O tempo na principal cidade ao sul de Cuiabá também deve ficar abafado, com temperatura máxima prevista em até 36ºC durante toda a semana. Por lá, as mínimas variam entre 19ºC e 21ºC. O maior volume de chuva é esperado para sexta-feira, quando a probabilidade aponta 87%.

    Para conferir a previsão para demais cidades, clique aqui.

    Use este espaço apenas para a comunicação de erros





    Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

    DEIXE SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Artigo anteriorMestre de capoeira baiano é morto a facadas após discussão política
    Próximo artigoInício da transição