Cidades

Previsão aponta pancadas de chuva e instituto alerta para queda de temperatura

4 minutos de leitura
Previsão aponta pancadas de chuva e instituto alerta para queda de temperatura
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

As chuvas tão aguardadas pelos mato-grossenses deverão seguir fim de semana adentro (25 e 26 de agosto). A previsão é do Centro de Pesquisa de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), que também emitiu alerta para 53 municípios. Ele cita uma queda brusca de temperatura que poderá acontecer em decorrência também das chuvas fortes. Temperaturas mínimas no Estado são previstas em até 11º.

Conforme a meteorologia do Cptec, para Cuiabá a previsão é de que o tempo permaneça nublado, com possibilidades de chuva durante todos os dias do fim de semana. A temperatura mínima deste sábado deve ser de 22º e a máxima de 29º.

A chuva que estava no Sul do país avançou e chegou em grande parte de Mato Grosso. Durante esta madrugada choveu, por exemplo, em alguns pontos da capital mato-grossense.

O município de Chapada dos Guimarães também conta com previsão de tempo nublado, com possibilidades de chuva. Mas as temperaturas na cidade, porém, poderão ser mais baixas que a de Cuiabá.

Em outras regiões do estado, como no município de Tangará da Serra, mais o norte, a probabilidade de chuva vem apenas no período da tarde, enquanto para Rondonópolis (sul do estado), as chuvas poderão cair logo pela manhã. A previsão se estende para domingo.

Na sexta-feira (24), a Defesa Civil de Cuiabá emitiu alerta para “chuvas que poderão ser de forte intensidade entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia”. Recomendou ainda que, em caso de emergência, os moradores entrem em contato pelo telefone 193 e 199.

Confira a previsão para os municípios:

Chuva em Cuiabá

Para sábado, a previsão é de chuva durante todo o dia, com temperatura máxima podendo chegar a 29º e mínima de 22º. Para domingo, a mínima é de 16º, enquanto a máxima pode ser de até 28º.

O tempo fresco se estende para a próxima semana, quando, na segunda-feira (27), são previstas temperaturas entre 16º e 36º.

Chapada dos Guimarães

No município vizinho, as temperaturas deverão ficar entre 15º e 22º para este sábado, sendo que, para domingo, os termômetros poderão ir de 11º a 23º. Para os dois dias há previsão de muita chuva.

Já na semana seguinte, o tempo pode permanecer fresco, mas as temperaturas sobem. Na segunda-feira é prevista mínima de 11º e máxima de 30º. Enquanto isso, na terça-feira, a mínima sobe para 16º enquanto a máxima pode chegar a 31º.

Tangará da Serra

Mais ao norte do estado, a previsão também é de tempo fresco. Para este sábado, são previstas temperaturas entre 18º e 21º, enquanto para domingo são esperados entre 15º e 25º. Há previsão de chuva para todo o final de semana.

Já para a segunda-feira, o tempo permanece fresco, com os termômetros apontando mínima de 14º e máxima de 31º.

Rondonópolis

Ao sul de Mato Grosso, é previsto temperatura entre 20º e 30º para este sábado, e entre 16º e 30º para domingo. Também há chance de muita chuva na região. Na segunda-feira, os termômetros voltam a subir consideravelmente, sendo esperadas temperaturas entre 17º e 37º.

Alerta para mudança de temperatura

Em razão da chegada de chuvas intensas, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) emitiu, na sexta-feira, um aviso meteorológico que ainda deverá permanecer pelos próximos dois dias. Ele cita 53 dos 141 municípios de Mato Grosso, que poderão sofrer uma mudança brusca de temperatura. São eles:

Acorizal, Alto Paraguai, Alto Taquari, Araputanga, Arenápolis, Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Campos de Júlio, Chapada dos Guimarães, Comodoro, Conquista D’Oeste, Cuiabá, Curvelândia, Denise, Dom Aquino, Figueirópolis D’Oeste, Glória D’Oeste, Indiavaí, Itiquira, Jaciara, Jangada, Jauru, Juscimeira, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Nobres, Nortelândia, Nossa Senhora do Livramento, Nova Lacerda, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Pedra Preta, Poconé, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Porto Estrela, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Rondonópolis, Rosário Oeste, Salto do Céu, Santo Afonso, Santo Antônio do Leverger, São José do Povo, São José dos Quatro Marcos, São Pedro da Cipa, Sapezal, Tangará da Serra, Vale de São Domingos, Várzea Grande e Vila Bela da Santíssima Trindade.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes