Prevenção na quarentena: alimentação saudável aumenta imunidade e protege contra doenças

Confira a receita caseira para melhorar o sistema imunológico

Cuidar da alimentação é essencial para manter uma boa saúde e adquirir imunidade em tempos difíceis, em especial, agora, em que vivemos a pandemia do coronavírus (COVID-19).

Especialistas da área da saúde afirmam que não existem alimentos milagrosos, porém, são unânimes ao apontarem que hábitos saudáveis podem ajudar.

A nutricionista do Fort Atacadista em Mato Grosso, Rafaela Curcino Moreira, explica que uma alimentação correta ajuda o sistema imunológico, independentemente do tipo de infecção.

“A imunidade é formada por um conjunto de fatores que atuam contra diferentes doenças, vírus e bactérias. Por outro lado, uma dieta balanceada como um todo ajuda o organismo a se manter preparado contra invasores”, enfatiza.

Muitas pessoas que estão em quarentena e outras que não conseguem evitar a ida ao trabalho podem fazer escolhas melhores da alimentação. A dica da nutricionista é ingerir alimentos de alta densidade nutricional, ricos em vitaminas e minerais, como as frutas, verduras e legumes, além das proteínas e oleaginosas.

“Consumir alimentos fonte de vitamina C, como acerola, laranja, limão, vegetais folhosos, verde escuro, além de incluir nas preparações diversas especiarias naturais como alho, cebola, salsa, cebolinha, coentro, gengibre e açafrão, ajudam a aumentar a imunidade”, acrescenta Rafaela.

Para aqueles que não têm o hábito de ingerir verduras, a nutricionista sugere preparações diferentes e receitas novas. “Em relação às crianças, a opção é fazer lanches naturais com patês e incluir legumes e verduras”.

A preparação é outro fator importante para manter o valor nutricional dos alimentos. Segundo Rafaela, cozinhar legumes e verduras com a casca e reutilizar a água do cozimento evita a perda dos nutrientes. “O arroz é uma ótima pedida, pois absorve a água utilizada no seu cozimento, ficando com os nutrientes para si”, observa.

Já a ingestão dos alimentos crus está liberada, com ressalva às carnes. “Frutas, verduras e alguns legumes podem ser ingeridos crus, mas deve-se evitar comer carnes cruas ou malpassadas”.

Higienização dos Alimentos

A prática de lavar e higienizar bem os alimentos deve ser uma constante, não só no período da pandemia. “Assim como qualquer outro alimento, verduras e legumes não representam uma fonte de transmissão do novo coronavírus. Elas só apresentam risco se forem manuseadas por alguém contaminado, porém, devem ser sempre higienizadas”, esclarece a nutricionista do Fort Atacadista.

A dica de higienização também vale para as embalagens de alimentos industrializados. Descartar as sacolas plásticas e limpar os produtos antes de irem para a despensa.

Embalagens também devem ser higienizadas

A indicação é fazer a limpeza convencional com água corrente. Em frutas, legumes e verduras o ideal é usar vinagre ou cloro, em medidas normais.

Outras Dicas

  • Lavar as mãos com frequência, usando água corrente e sabão;
  • Esfregar bem as mãos, inclusive entre os vãos dos dedos e punhos;
  • Não tossir, espirrar ou coçar o nariz enquanto estiver manuseando os alimentos;
  • Evitar a utilização de anéis e relógios, que podem acumular sujeiras;
  • Não falar ou assoviar em cima dos alimentos, superfícies ou utensílios utilizados para preparar os produtos.

Confira uma receita caseira para aumentar a imunidade

  • 01 limão espremido
  • 20 Gotas de extrato de própolis
  • 01 colher (café) gengibre
  • 01 colher (café) mel
  • 100 ml de água

Misture tudo e tome todos os dias ao acordar

Prevenção para clientes e funcionários

As três unidades do Fort Atacadista em Mato Grosso (na Avenida Miguel Sutil e Fernando Corrêa, em Cuiabá, e na Avenida da FEB, em Várzea Grande) seguem as recomendações de distanciamento social entre os clientes, aumentaram os cuidados com a higienização, disponibilizando álcool em gel para os clientes e funcionários, nas áreas internas e externas das lojas, como caixas e banheiros e está focada nas ações de combate e conscientização contra a transmissão da Covid-19.

A rede também instalou painéis de acrílico para aumentar a proteção de funcionários e clientes.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPara impedir que filho saísse durante quarentena, filipino faz corte horroroso no cabelo dele
Próximo artigoVG busca recursos para o combate ao covid-19

O LIVRE ADS