Crônicas Policiais

Preso, maior de idade se passa por irmão adolescente e engana policiais

Ele ficou detido na Delegacia Especializada do Adolescente (DEA) sem que a polícia percebesse que havia mentido sobre a identidade

2 minutos de leitura
Preso, maior de idade se passa por irmão adolescente e engana policiais
(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

Um advogado procurou a Delegacia Especializada do Adolescente (DEA) de Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá) nesse domingo (1º) e informou que um suposto adolescente, que havia sido detido, na verdade era maior de idade e estava se passando pelo irmão.

O acusado tem 19 anos, mas fingiu ser o irmão de 17. Ele foi apreendido como menor infrator e seguia se passando pelo irmão até a denúncia desse domingo.

A história foi descoberta porque a mãe dos dois rapazes, temendo alguma represália pela atitude do filho mais velho, decidiu informar as autoridades sobre a troca de identidade.

A atual esposa do jovem de 19 anos também foi até a delegacia para confirmar a história.

O irmão por quem ele se passou, na verdade, já está apreendido por outro crime, mas, até a denúncia da mãe, isso não atrapalhou a farsa do suspeito.

O caso foi registrado como “falsidade material de atestado ou certidão”.

Outro lado

Em nota, a Polícia Judiciária Civil informou que o rapaz foi detido em flagrante no domingo (1º) por porte ilegal de arma de fogo e munições e, na Central de Flagrantes de Várzea Grande, informou ser o irmão adolescente.

Ele foi levado para a Delegacia Especializada do Adolescente (DEA), onde foi realizada uma checagem nos bancos de dados, que, segundo a Polícia Civil, não apontou nenhuma infração no nome do adolescente.

O sistema de checagem, no entanto, não possui fotografia, conforme determina a legislação e, por isso, não foi possível comparar o rosto dos dois irmãos.

Mais tarde, porém, a mãe procurou a DEA informando que ele era um adulto se passando pelo irmão adolescente e ele foi encaminhado para a 3ª Delegacia de Polícia, do Bairro Jardim Glória, onde foi autuado por falsa identidade e porte ilegal de arma de fogo.

Depois, ele foi encaminhado para uma unidade prisional, onde aguardará audiência de custódia. Em seu nome verdade foi encontrado, ainda, segundo a Polícia Civil, um mandado de prisão em aberto pelos crimes de homicídio e associação criminosa.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes