A Prefeitura de Cuiabá deve reforçar a fiscalização nas faixas exclusivas de ônibus dentro dos próximos dias e fazer mais uma campanha de conscientização dos motoristas a respeito do assunto. Apesar de haver câmeras espalhadas pelas principais avenidas da capital, o trabalho deve ser realizado pelos agentes de trânsito, os chamados amarelinhos.
[featured_paragraph]O motivo, segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, seriam ofícios que a Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (AMTU) teria enviado à secretaria reclamando do aumento do número de motoristas que estariam utilizando os corredores exclusivos.[/featured_paragraph]
Segundo o secretário, já foram registradas três queixas formais junto à pasta. “A gente chega à conclusão de que precisa usar o vídeomonitoramento. A carga horária dos agentes não nos permite fazer uma fiscalização efetiva”, argumenta.
O problema, de acordo com Antenor, é que os agentes têm expediente seis horas por dia e são necessários três turnos de trabalho para que haja fiscalização durante o maior período possível.
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Usar as câmeras de videomonitoramento, no entanto, depende de uma autorização do prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) que, desde o início do ano, vem postergando a aplicação de multas com auxílio desse recurso sob o argumento de que não quer “pegar os motoristas de surpresa”.
Antenor afirma que ainda não conversou com Emanuel a respeito, mas que deve propor, pelo menos, uma nova campanha de conscientização dos motoristas sobre a necessidade de respeita as faixas exclusivas.
Paralelamente a isso, na Câmara de Cuiabá, os vereadores aprovaram recentemente um projeto de lei que, além de permitir que motos, ambulâncias e táxis usem as faixas exclusivas, ainda anulou todas as multas que eventualmente tenham sido aplicadas por esse motivo.