Prefeitura estuda trocar palmeira por bocaiuva nos canteiros do VLT

Ednilson Aguiar/O Livre

José Roberto Stopa

José Roberto Stopa: secretário de Serviços Urbanos busca opções às polêmicas palmeiras

O tradicional “chiclete cuiabano”, como é conhecida a famosa bocaiuva, fruta típica da região do Cerrado e exaltada na baixada cuiabana, é uma das espécies testadas pela Secretaria de Serviços Urbanos de Cuiabá para substituir a palmeira na arborização dos canteiros da avenida Fernando Corrêa.

Foi o próprio José Roberto Stopa, responsável pela pasta, que falou da provável mudança durante entrevista ao programa Estúdio Livre, nesta segunda-feira (06). A polêmica criada em torno do plantio de mudas nos canteiros por onde passaria (ou passará) o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) levou o prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) a admitir trocar a espécie usada na arborização. 

“O prefeito determinou que procuremos outras opções. Nós estamos fazendo simulações com ipê, com plantas baixas como espirradeiras, e estamos fazendo simulações com um coqueiro que é nosso e que podemos retirar através de licenciamento ambiental em Poconé, onde tem bastante a tradicional bocaiuva”, falou. 

A bocaiuva, também conhecida como macaúba, pode atingir até 15 metros de altura e é conhecida por suas características ornamentais, além do consumo do fruto homônimo, a planta pode sobreviver por até 100 anos. De acordo com a Agéncia de Informações Tecnológicas da Embrapa, o plantio não é feito com retirada da natureza, como sugeriu o secretário, e sim através de muda produzida em viveiro, que pode ser replantada de 5 a 6 meses após germinar. 

Na semana passada, o LIVRE apontou que o plantio das palmeiras anunciado por Emanuel Pinheiro contraria um decreto que prevê uso de pelo menos 70% de mudas nativas em canteiros centrais semelhantes aos canteiros da avenida Fernando Corrêa. 

Na ocasião, Stopa alegou que não havia como cumprir a legislação, mas que adotaria uma interpretação mais flexível do decreto. “Se for analisar assim, a gente nunca vai poder plantar palmeira em uma rotatória, por exemplo”, admitiu ele.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorSem salário, funcionários e médicos de hospital em Pontes e Lacerda entram em greve
Próximo artigoPaulo Borges substitui Nilson Leitão na presidência do PSDB