Prefeitura e FS assinam termo para instalação de usina de etanol no município

A produção da FS será de 530 milhões de litro de etanol/ano, 340 toneladas de farelo/ano e, 1.300 toneladas de milho para o processo de esmagamento

Foto: Célio Messias/Estadão Conteúdo - Ilustração

Com previsão para início das obras no segundo semestre de 2019, o presidente da FS Biodiesel, Rafael Abud e o prefeito Léo Bortolin assinaram, na tarde dessa quinta-feira (4), o protocolo de intenção para instalação da usina de etanol a base de milho, que vai oxigenar a economia regional, gerar empregos e, “um divisor de águas para o município”, segundo avaliação do prefeito.

Mesmo que as obras sejam iniciadas em 2019, a partir de agora haverá uma movimentação econômica através dos contratos antecipados com fornecedores, licenciamento, enfim, toda a parte burocrática que antecede a implantação propriamente dita.

Segundo Rafael Abud, “dois fatores nos levaram a optar por Primavera: a grande produção de milho, que é a nossa matéria prima e a logística favorável à operacionalidade da empresa, além, evidentemente, do incentivo da administração municipal e do apoio pessoal do prefeito Léo”.

No período da construção da obra serão criados cerca de 1.500 empregos diretos e cerca de 8 mil indiretos. Na operacionalização serão em torno de 200 a 250 empregos de alto nível técnico. Eduardo Menezes Mota, diretor do Desenvolvimento Estratégico, adiantou que hoje a sofisticação dos equipamentos para uma indústria desse porte (investimento de R$ 1 bilhão) exige-se mão de obra mais apurada, mas “para isso haverá treinamentos para os funcionários no sentido de adaptá-los a exigência do mercado”.

Para Léo Bortolin, a presença dos executivos da FS em Priamvera, “é a certeza de que o município passa por um novo estágio, um momento especial e, se torna o berço da agroindústria”. A produção da FS será de 530 milhões de litro de etanol/ano, 340 toneladas de farelo/ano e, 1.300 toneladas de milho para o processo de esmagamento.

O prefeito também ressalta o esforço da gestão, desde o início, para garantir o desenvolvimento econômico, procurando as empresas que buscar fazer investimentos de expansão. Ele acredita que a FS é a indústria com maior investimento na cidade de Primavera do Leste durante esse mandato.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMédico acusado de espancar namorada e ameaçar retalhar a filha é solto
Próximo artigoAlunos ameaçam ataque a escola e causam pânico em cidade de MT