Prefeitura de Sinop inaugura Centro de Referência à Saúde da Mulher

A partir de segunda-feira, dia 17, o espaço já inicia os atendimentos com consultas ambulatoriais

(Foto: Assessoria/Sinop)

A prefeita de Sinop (500 km de Cuiabá) Rosana Martinelli inaugurou na manhã desta sexta-feira (14) o Centro de Referência à Saúde da Mulher Eliana Carreira de Paula.

A unidade objetiva prestar atendimento à saúde da mulher em um ambiente exclusivo, totalmente diferenciado e humanizar os serviços prestados, pautando suas necessidades e especificidades nos diversos ciclos da vida.

“Hoje é um momento de felicidade, muito esperado. Esse Centro de Referência à Mulher tem um significado muito importante para mim. Porque a mulher precisa ser respeitada, de fato e de direito, em todas as situações. Nós precisávamos estar cumprindo com esse compromisso que nós firmamos. Esse olhar especial, dando melhor atendimento para as mulheres, principalmente, quando a mulher está grávida, que está mais sensível e ela merece um cuidado a mais”, afirma a gestora.

Durante a cerimônia de inauguração, o vice-prefeito Gilson de Oliveira comemorou a conquista.

“Hoje é um dia especial, um dia de comemoração, porque as mulheres estão sendo prestigiadas pela administração da Prefeita Rosana. Eu acho que as mulheres tem que se orgulhar de ter uma prefeita no comando de umas das maiores cidades de Mato Grosso. Parabéns a todos que vão atender neste prédio, que é nosso, que é público e tem muita gente competente para cuidar das mulheres”, celebra o vice.

O secretário Municipal de Saúde, Kristian Barros, fez questão de ressaltar as conquistas da gestão mesmo em tempos de pandemia.

“Tivemos várias realizações mesmo com a pandemia, como a inauguração da sede própria da CAF (Central de Assistência Farmacêutica), da Regulação, o Centro Integrado de Atendimento da Umuarama e o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) entre outras. Na gestão da prefeita houve grandes avanços na saúde. E aqui a mulher contará com atendimento único. Temos profissionais capacitados e empenhados em melhor atender a população. Deixo aqui meu agradecimento a prefeita Rosana Martinelli, por proporcionar mais essa conquista para Sinop”, agradece Kristian.

A vereadora Professora Branca, também fez sua fala e disse acreditar na potencial da nova unidade.

“Uma das violências que muitas vezes nós mulheres sofremos caladas, é a violência obstétrica. Ela tem acometido muito as mulheres. “E, essa casa com todo o amor, com todo o acolhimento, com todo o zelo vai impedir que isso continue acontecendo. Essa casa será referência em saúde da mulher no Estado de Mato Grosso. Orgulho-me disso”, frisa a vereadora.

Também estiveram presentes na inauguração os vereadores Ademir Debortoli, e Joaninha, os secretários de Assistência Social, Josi Palmasola, Administração, Carlos Martins, de Desenvolvimento Econômico, Daniel Brolese, de Meio Ambiente, Ivete Malmann, Governo e Projetos Estratégicos, Jaime Luiz Dalastra, gerente de esportes Victor Medina, diretora do Procon Juliana Torres Baptista, diretor de Cultura Daniel Coutinho, servidores e o aposentado José Carlos de Paula, esposo da servidora Eliana Carreira de Paula, homenageada (In Memorian), com a atribuição de seu nome no prédio do Centro de Referência à Mulher.

A partir de segunda-feira, dia 17, o espaço já inicia os atendimentos com consultas ambulatoriais de ginecologia, mastologia, patologia cervical referenciada das Unidades Básicas de Saúde (UBS), acompanhamento das alterações cérvico-uterinas buscando a prevenção do câncer de colo uterino, assistência em situações especiais, como as mulheres vítimas de violência doméstica, planejamento familiar com a oferta do DIU para mulheres (menores de 20 anos), acolhimento e consulta da gestante de baixo risco e alto risco referenciada das UBS, consulta de puerpério e do RN das mães do pré natal do alto risco, grupos de gestantes do alto risco, grupos de mulheres vulnerabilizadas (mulheres de pessoas privadas de liberdade).

AÇÕES POR TODA CIDADE

Ao longo dessa semana a prefeita Rosana Martinelli cumpriu diversas agendas, entre elas assinatura da ordem de ampliação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), localizada na Av. André Maggi, inaugurou a sede própria dos Conselhos Tutelares da 1ª e 2ª região. Sinop é a única cidade do nortão a ter dois Conselhos Tutelares.

Martinelli fiscalizou obras de asfaltamento em diversos bairros, entre eles, o Jardim Conquista que já está pavimentado. Inaugurou os Centros Integrados de Atendimento Umuarama e André Maggi.

Visitou as obras do grupo ASSAI e a sede da Inpasa, duas grandes empresas que geram emprego e renda ao município.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorAras pode destravar VLT
Próximo artigoPrefeitura e funerária são investigadas por contrato para transporte de pessoas vivas