Principal

Prefeitura de Cuiabá vai revitalizar avenidas no trajeto do VLT

4 minutos de leitura
Prefeitura de Cuiabá vai revitalizar avenidas no trajeto do VLT

Ednilson Aguiar/O Livre

avenida fernando correa da costa

Avenida Fernando Correa da Costa é uma das que receberá plantas ornamentais em toda sua extensão

A Prefeitura de Cuiabá vai plantar palmeiras imperiais em toda a extensão das avenidas Fernando Corrêa da Costa e Historiador Rubens de Mendonça, a “Avenida do CPA”. De acordo com o prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB), a iniciativa será adotada independentemente da conclusão ou não das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que, de acordo com o projeto, passaria nas duas vias.

Em entrevista na manhã desta segunda-feira (23), Emanuel afirmou que, em relação às palmeiras, a decisão já está tomada. “Eu vou plantar de qualquer forma”, disse.

Já outras intervenções necessárias à revitalização da capital vão depender de um posicionamento do Governo do Estado e da Justiça quanto à retomada da implantação do novo modal de transporte coletivo.

O peemedebista afirmou que aguardará até dezembro. Caso uma solução não seja apontada, vai retomar para a prefeitura a responsabilidade por obras de paisagismo, mobilidade urbana e intervenções viárias que, hoje, estão paralisadas devido ao impasse relacionado ao VLT.

“Enxergo o VLT como um mote de desenvolvimento urbano, sempre falei isso. Só que já passou da hora. Hoje ele se tornou um obstáculo para o desenvolvimento de Cuiabá. Não havendo um ‘horizonte’ até o final do ano, a prefeitura vai intervir. Vamos retomar todas as obras que interessam à cidade e o VLT atrapalha”, afirmou.

Entre as intervenções planejadas e interrompidas por conta das obras do modal de transporte Emanuel citou a reforma de duas passarelas ao longo da Avenida Fernando Correa. Em uma delas, um elevador seria instalado para facilitar o acesso a portadores de deficiência física. Nada foi feito, no entanto, porque, de acordo com o prefeito, os equipamentos teriam que ser retirados quando a implantação do VLT fosse retomada.

Retomada
Emanuel antecipou que até dezembro também vai reinserir Cuiabá no processo de implantação do Veículo sobre Trilhos. Segundo ele, gestões passadas abriram mão da participação da prefeitura nas obras, mas o documento – que o prefeito não soube afirmar se tratar de uma lei ou decreto – será revogado assim que for localizado nos arquivos da prefeitura.

No último dia 17, o secretário de Estado de Cidades, Wilson Santos (PSDB), afirmou que deve apresentar nos próximos dias ao menos duas alternativas para a conclusão do VLT. As propostas serão entregues ao governador Pedro Taques (PSDB) que, de acordo com o secretário, é quem vai tomar a decisão final.

Wilson já antecipou, entretanto, que o VLT não será concluído até o final de 2018. O prazo foi estabelecido pelo tucano como a data limite de entrega de outras 15 obras oriundas da Copa do Mundo de 2014.

Paisagismo
Quanto às palmeiras imperiais, Emanuel Pinheiro afirmou que o processo licitatório para a compra das plantas deve ser finalizado dentro de aproximadamente 30 dias. O prefeito disse ainda não ter uma estimativa de preço, mas que trabalha “com um custo em conta”. “Ou, então, vamos fazer em partes, de acordo com a capacidade de pagamento”, disse.

Além das palmeiras nas avenidas Fernando Corrêa da Costa e do CPA, Emanuel afirmou que vai plantar Ipês em toda a extensão da avenida Miguel Sutil. “Cuiabá vai ficar linda”, garantiu.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes