Prefeitura de Cuiabá sustenta ainda ter leitos exclusivos para covid-19 desocupados

Só no antigo pronto-socorro são 55 vagas, segundo o município. Outras estão sendo liberadas no Hospital São Benedito

(Foto: Divulgação/Secom Prefeitura de Cuiabá/Luiz Alves)

A Prefeitura de Cuiabá informou nesta terça-feira (9) que existem leitos exclusivos para pacientes da covid-19 ainda disponíveis na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) no município. São 95 no antigo Hospital e Pronto Socorro e no Hospital São Benedito.  

A lista de pacientes internados – com casos suspeitos e confirmados de contágio pelo novo coronavírus – foi divulgada logo após a entrevista em que o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, admitiu um colapso da rede central de atendimento, por causa da alta taxa de ocupação dos leitos exclusivos para a pandemia. 

Conforme a assessoria da Prefeitura de Cuiabá, 63 pessoas estão internadas no antigo pronto-socorro. Elas estão distribuídas em alas adulta e pediátrica de enfermaria e de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI). O levantamento foi  atualizado na manhã desta terça-feira. 

Para os casos confirmados, são 23 adultos em UTI e nove em enfermaria. Já para os casos suspeitos são cinco adultos em UTI, 13 em enfermaria e três na sala vermelha. 

O hospital também tem leitos ocupados com 10 pacientes que tiveram resultado negativo para o contágio no teste PCR, conforme o município.  

Ainda conforme a Prefeitura de Cuiabá, o antigo pronto-socorro tem 55 leitos de UTI exclusivos para pacientes da covid-19. O hospital está classificado como referência no tratamento da doença. 

LEIA TAMBÉM

“Como previsto no Plano de Enfrentamento e Mitigação ao novo coronavírus, Cuiabá disponibiliza o Hospital Referência e leitos do Hospital São Benedito para atendimento, seguindo o rito adequado para garantir o tratamento aos pacientes”, informou o município. 

Outros 40 leitos, também para pacientes graves, estariam sendo disponibilizados no Hospital São Benedito, para onde os pacientes deverão ser levados caso a taxa de ocupação no primeiro hospital fique saturada. 

Conforme o painel informativo do contágio, divulgado na noite dessa segunda-feira (8), Cuiabá já somou 1.285 resultados positivos para a covid-19. Todos de pessoas que moram na Capital. Desses, 284 já foram considerados curados. 

Também há 349 pessoas em tratamento em hospitais da rede municipal que moram em outras cidades ou Estados. 

O número de óbitos estava em 30 moradores de Cuiabá e 24 pessoas de outros municípios. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCovid-19: número de novos casos acelera e governo de MT admite colapso do SUS
Próximo artigoUnião libera R$ 599 mi para MT; veja para onde vai o dinheiro