Cidades

Prefeitura de Cuiabá promete entregar oito praças para aniversário

6 minutos de leitura
Prefeitura de Cuiabá promete entregar oito praças para aniversário
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

O nome da praça é uma homenagem ao aniversário da Capital de todos os mato-grossenses: Praça Oito de Abril, também conhecida carinhosamente como a Praça do Choppão, já que fica em frente ao restaurante que funciona desde a década de 70. Curiosamente, a praça que deveria ser entregue no aniversário de 300 anos de Cuiabá, nem mesmo iniciou as obras de revitalização.

O LIVRE esteve no local na segunda-feira (25) e em outras duas praças previstas para serem entregues neste mês. Na Oito de Abril, nenhum sinal de obras. Apenas alguns funcionários fazendo a limpeza e a jardinagem do local. Em plena luz do dia, pessoas em situação de rua faziam uso de drogas dentro de um coreto, que serve como abrigo e moradia.

Um dos servidores que atua na limpeza dessa e de outras 26 praças da região central, que não quis se identificar, disse que em praças que já foram revitalizadas, a exemplo da Alencastro e da Ipiranga, pelo menos durante o dia, usuários de drogas não frequentam mais o local. Isso porque as duas praças contam com segurança particular.

O funcionário disse ainda que não é difícil encontrar em meio a plantas e arbustos os cachimbos utilizados pelos usuários de drogas. Conversando com um vendedor de cachorro quente, o funcionário da prefeitura disse que este ambulante desistiu do ponto, já que à noite muitas pessoas deixam de circular na praça, temendo pela segurança.

O gerente do Choppão, Pedro Carlos da Penha, mostrou a nossa equipe a homenagem do restaurante ao aniversário de Cuiabá. Um painel grande com a arte dos 300 anos virou destaque em uma das paredes do estabelecimento. Além disso, o restaurante pretende colocar bandeiras para completar a decoração. Mas, segundo o gerente, a contrapartida não está sendo feita.

“Nós ficamos tristes com essa situação e esperávamos que pelo menos essa praça que leva o nome do aniversário de Cuiabá estivesse pronta para os 300 anos. Ainda esperamos que o lugar seja revitalizado”, disse Pedro.

Os garçons do estabelecimento contam das situações recorrentes vividas pelos usuários de drogas que circulam no local. Brigas, furtos, confusões. “Ontem mesmo eles roubaram um supermercado. Quando vieram atrás, encontraram as coisas com esse pessoal que mora aí na praça”, contou um dos garçons.

Outras praças

Para o mês de abril estavam previstas a entrega de oito praças, entre elas a Oito de Abril. As demais são: bairro Jardim Cuiabá, Jardim Tropical, Praça Dr. José, Maria Taquara, Praça Manoel Murtinho (Praça do Cai-Cai), a construção de uma nova no bairro Três Barras, outra no bairro Jardim das Américas e, por fim, uma no Jardim Araçá.

Praça Manoel Murtinho – Praça do Cai-Cai (Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

Na tradicional Praça do Cai-Cai, conhecida historicamente por ser um cemitério, a placa de revitalização fica perdida em meio a deterioração. Novamente nenhum sinal de obras no local. “Esses balanços só estão em pé, porque eu arrumo eles toda vez”, informou o funcionário de uma escola infantil que varria as folhas secas do local.

Este funcionário, que também não quis se identificar, diz que há quatro anos trabalha na escola particular e a praça só não está em uma situação pior, porque ele tenta manter o local sempre limpo. “Tem muita criança circulando aqui, esses fios soltos são um perigo”, apontou o funcionário para uma fiação pendente próximo de uma árvore.

Já na praça do Jardim das Américas, terceira e última visitada pela equipe do LIVRE, as obras realmente estavam sendo realizadas. No entanto, mesmo sendo aproximadamente 15h, nenhum funcionário estava trabalhando no local.

Praça do Jardim das Américas (Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

O que já foi e o que será entregue

De acordo com informações fornecidas pela Prefeitura de Cuiabá, desde 2017, 21 praças já foram entregues em toda a cidade. Além da região central, bairros como o Pedra 90, CPA IV, Cohab São Gonçalo, Dom Aquino, Jardim Universitário, Santa Amália, Campo Velho são alguns dos contemplados.

O investimento é de R$8 milhões, divididos entre o que já foi entregue e o que a gestão Emanuel pretende entregar até o final do mandato. Faltam ser entregue outras 58 praças, entre construções em novos espaços e revitalizações dos já existentes.

Para o bairro Recanto dos Pássaros, por exemplo, a Prefeitura de Cuiabá pretende construir até 2020 um local com pista de skate. Também estão previstas a revitalização de praças no Centro Histórico da cidade, a exemplo da Caetano Albuquerque e de espaços bastante conhecidos e frequentados pela população, como a Santos Dumont e a Praça da República, que devem ser entregues ainda este ano.

O outro lado

Nós entramos em contato com a assessoria de imprensa Secretaria Municipal de Obras para saber sobre a situação das três praças citadas que o LIVRE visitou no dia 25, no entanto, até o fechamento desta edição não recebemos retorno.

Sobre a situação das pessoas que vivem na Praça Oito de Abril, a assessora de imprensa da Secretaria Municipal de Assistência Social informou que existe um canal de comunicação onde as pessoas podem fazer sugestões para que uma equipe da secretaria faça uma espécie de abordagem social para ajudar pessoas em situação de rua.

Trata-se de uma equipe multidisciplinar, que atua de forma itinerante realizando abordagem, escuta e construção de vínculos com essa população, que é convidada a conhecer uma das unidades de acolhimento oferecidas pela prefeitura. O contato pode ser feito pelo telefone (65) 99238-7552.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes