Cidades

Prefeitura cria regras e taxa para feiras de artesanato em Cuiabá e medida divide opiniões

Artesãos terão que, por exemplo, submeter seus produtos a uma avaliação antes de poderem vendê-los

2 minutos de leitura
Prefeitura cria regras e taxa para feiras de artesanato em Cuiabá e medida divide opiniões
(Foto: Arquivo)

Regulamentação, burocracia e taxa. Por força de um decreto, a Prefeitura de Cuiabá vai passar a coordenar e organizar as feiras de artesanato na Capital. Um “incentivo a atividade artesanal”, na versão da administração do município, mas que divide opiniões entre quem trabalha no setor.

Para participar das feiras, a partir de agora, os artesãos terão que obter uma autorização. Eles ainda terão seus produtos avaliados antes de serem expostos.

Os critérios serão: proposta de trabalho, criatividade, estética e acabamento, vínculo cultural, respeito ambiental, higiene e segurança.

O ponto mais polêmico, porém, é o pagamento de uma taxa de licença para a ocupação do solo. Cada feirante deverá pagar o valor até o quinto dia útil, sob pena de ter a licença suspensa.

A feirante Iramaia Regina de Moraes não concorda com a cobrança. Ela é cozinheira e faz doces, entre eles o tradicional furrundu.

“Feira é uma propaganda, mas não se tira resultados. Hoje em dia, nem compensa. E a gente já paga tanta coisa, agora mais uma?”, questiona.

Submeter os produtos a uma avaliação nem é o ponto mais polêmico da iniciativa da prefeitura (Foto: Luiz Alves/Prefeitura de Cuiabá)

 

Regras

As feiras terão duração máxima de 12 horas, em dias e horários predeterminados. A quantidade de vagas a serem ofertadas para participação também vai ser delimitada pela prefeitura.

Cada artesão só poderá participar de, no máximo, três feiras por semana.

Para a presidente da Associação dos Artesãos do Beco da Matriz, Devanir Pereira Dantas, a medida pode trazer certa segurança.

“A regulamentação e taxa pode dar segurança. Pagando alguma coisa, não vamos ter o medo de ser despejados, por exemplo”, ela cita.

Segundo ela, os artesãos do Beco da Matriz já haviam manifestado o interesse em contribuir com a Prefeitura.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes