Prefeitura aprova projeto do Rotary, para monumento no Cemitério do Cai-Cai

Clube e poder público trabalharão juntos em ações para os 300 anos

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, garantiu a parceria da gestão para a execução de três projetos apresentados pelo Rotary Club, em reunião realizada na semana passada. O principal deles inclui a construção de um monumento no antigo Cemitério de Nossa Senhora do Carmo, mais conhecido como Cai-Cai, para homenagear os heróis da Guerra do Paraguai.

Criado em 1867, pelo então presidente da província, José Vieira Couto de Magalhães, o espaço abriga cerca de seis mil corpos, entre soldados e vítimas da epidemia de varíola que quase dizimou a cidade. A proposta prevê ainda a edificação de um pórtico na entrada da Ponte Júlio Muller, enaltecendo a vitória dos soldados cuiabanos que lutaram voluntariamente em Corumbá.

É o que explica o governador 2012/13, do Distrito 4440, Antônio Zago. “O arco vai enaltecer essa vitória magnífica, que libertou Corumbá e nos trouxe essa magnífica vitória. Esse resgate das nossas memórias é de extrema importância para a valorização e fortalecimento do espírito cívico da população. Felizmente, os projetos foram prontamente atendidos e alguns já estavam até em andamento.”

Emanuel reforçou que o Rotary terá participação ostensiva ao longo das ações para o tricentenário. “Receber essas iniciativas, de grupos que tem vontade de participar e fazer a cidade melhorar, nos dá ainda mais estímulo para trabalhar por Cuiabá. As sugestões expostas aqui hoje fazem parte desse momento que queremos criar para os 300 anos, e ajuda a manter nossa raiz, nossa cultura que é muito forte”, disse.

Na ocasião os rotaractianos apresentaram ao prefeito um projeto desenvolvido pelo Interact, divisão jovem do clube, que trabalhará para implantar pequenas bibliotecas pelos pontos de ônibus da cidade. A Prefeitura de Cuiabá também deverá apoiar a 45ª Conferência Multidistrital de Rotaract Club, que acontecerá em janeiro de 2019 em Cuiabá. O evento nacional atrairá a atenção de todo país para a cidade.

De acordo com a atual governadora do Rotary distrito 4440, Marly de Fátima Ferreira, a aproximação com o poder público contribui para o desenvolvimento de trabalhos voltados ao bem estar social. “Nossas ações se destinam especialmente a pessoas em vulnerabilidade. Onde a Prefeitura não pode chegar, nós chegamos. Já estive em contato com outros prefeitos de Mato Grosso e isso é muito positivo para nós.”

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorHomem é preso ao tentar furtar sete peças de picanha de supermercado atacadista
Próximo artigoReceita libera hoje consulta a sétimo lote de restituição do IR 2018

O LIVRE ADS