Prefeitura aposta em embelezamento urbano para fomentar o comércio e o turismo

Uma das principais avenidas de Cuiabá teve o canteiro central reformado e ganhou estacionamento

Foto: Luiz Alves/Assessoria

Seis meses após iniciar obra, a Prefeitura de Cuiabá entregou, nessa terça-feira (13), a revitalização da Avenida Mato Grosso, que faz parte do pacote de obras para os 300 anos da Capital. Na visão do prefeito Emanuel Pinheiro, as reformas trazem, além de embelezamento, desenvolvimento econômico. Ele também espera que, assim, possa fomentar o turismo na capital.

Na avenida, uma das principais de Cuiabá, além do reforço na sinalização horizontal, o trabalho se concentrou no canteiro central da via, onde foi feito estreitamento, para criar novas vagas de estacionamento. Ainda, também no canteiro central, foi feito trabalho de paisagismo, com a implantação de gramas e cerca de 80 mudas de ipês amarelos.

“A hora que aqueles ipês amarelos florescerem, aí vocês têm que lembrar de mim. Vocês vão ver que beleza vai ficar a Avenida Mato Grosso”, brincou o prefeito.

Segundo ele, o projeto de revitalização do espaço teve quatro modelos diferentes, até que se chegou ao que foi executado. Isso porque, inicialmente, a Prefeitura não planejava transformar o canteiro em estacionamento. No entanto, a pedido dos comerciantes, o projeto foi refeito.

Foto: Luiz Alves/Assessoria

Nessa localização, era comum encontrar veículos estacionados sobre parte do canteiro, que era de concreto, principalmente no período noturno. Agora, os frequentadores dos comércios locais contam com 104 vagas de estacionamento gratuito.

Além do paisagismo, a prefeitura também entregou, no mesmo lugar, o Relógio Cuiabá 300 anos, localizado no cruzamento da avenida Mato Grosso com a Tenente Coronel Duarte (prainha), e a avenida ganhou nova iluminação, com lâmpadas de LED.

Outros pontos da cidade também receberam implantação de placas de gramas, como nos canteiros onde deveria passar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA) e Avenida Fernando Corrêa da Costa. Para o prefeito, as mudanças vão além de simples embelezamento.

[featured_paragraph]“Eu vou fazer essa ação que chama de acupuntura urbana. Vou resolvendo vários pontos da cidade, embelezando, tornando a cidade mais valorizada, mais bonita, bem melhor pra se viver, mas fazendo essa harmonia com o desenvolvimento econômico”, explicou.[/featured_paragraph]

Conforme Pinheiro, além de atrair a própria população cuiabana, a prefeitura tem o projeto de fomentar o turismo para Cuiabá com a chegada dos 300 anos.

“Cuiabá é a porta de entrada de toda a região centro-oeste e norte do Brasil, é uma cidade histórica lindíssima, que chega aos 300 anos agora com uma cultura, uma tradição enraizada, fortíssima e, com todos esses predicados, não temos uma política para a exploração do turismo na Capital”, observou.

Segundo ele, a proposta é explorar ainda mais os atrativos mato-grossenses, distante alguns quilômetros.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

1 COMENTÁRIO

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorDecoração Sustentável: 6 dicas para inovar com criatividade
Próximo artigo“Hora é de trabalhar bastante”