Cidades

Prefeito quer criar Hospital Municipal de Cuiabá e escolhe nome do novo Pronto Socorro

2 minutos de leitura
Prefeito quer criar Hospital Municipal de Cuiabá e escolhe nome do novo Pronto Socorro
Foto: Luiz Alves/Sicom

O prefeito Emanuel Pinheiro encaminhou à Câmara de Vereadores de Cuiabá, nessa segunda-feira (10), uma mensagem que cria o maior hospital público de Mato Grosso: o Hospital Municipal de Cuiabá Dr. Leony Palma de Carvalho – HMC – onde funcionará também o novo pronto-socorro.

De acordo com a justificativa feita por Pinheiro, Cuiabá vivencia “um momento histórico”, e não apenas por estar prestes a completar 300 anos, mas sim por conta desse novo ciclo da saúde pública que está sendo implantado.

O gestor afirma que o novo Hospital Municipal de Cuiabá será muito mais que um pronto-socorro, pois contará com três grandes setores, com Unidades de Terapia Intensiva, Centros Cirúrgicos, um Centro de Diagnóstico e um Centro Ambulatorial, Enfermarias, Pronto Atendimento e Isolamento. Também contará com instalações e equipamentos modernos. O objetivo é suprir a grande demanda existente de Cuiabá e de muitas cidades do interior, que enviam seus pacientes para serem atendidos na Capital.

Conforme a prefeitura, o HMC levará o nome do médico Leony Palma de Carvalho. Conhecido pelos cuiabanos, ele que fez muito pela Capital e pela população em uma época que não se tinha as facilidades tecnológicas de hoje e, para Pinheiro, essa é uma forma de homenagear o ilustre médico.

“Faço questão de fazer da entrega do Hospital Municipal de Cuiabá, o marco inicial das comemorações alusivas ao tricentenário da Capital. Diante disso, nada mais justo que a nomenclatura oficial da referida unidade guarde a devida correspondência à sua dimensão e importância para a população cuiabana, ao homenagear o cuiabano de família tradicional, Leony Palma de Carvalho”, disse.

Filho dos proprietários da Livraria União, a primeira em Cuiabá, o Dr. Leony, como era popularmente conhecido, foi um dos primeiros pediatras da Capital e implantou o sistema SUS no Estado de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Entre os anos de 1975 a 1980 exerceu o cargo de Superintendente do antigo INAMPS do qual fora idealizador. Gestor de grande volume de recursos federais, mas jamais se ouviu qualquer comentário sobre problemas em sua gestão. Foi fundador e o primeiro presidente da Sociedade Mato-grossense de Pediatria.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes