O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro modificou o decreto nº 8.946 que revalida medidas restritivas ao setor de eventos. Ele liberou bares, restaurantes e teatros da obrigação de receber apenas 30% da capacidade de lotação.
Também suspendeu, na semana do carnaval, as medidas que estão em vigor. A alteração foi divulgada no começo da noite dessa quinta-feira (4) após reunião com empresários.
As modificações foram feitas no parágrafo 1º. Ele retirou a restrição de público a “espaços de eventos” e a manteve a “casas de show”. A primeira versão estendia o decreto a bares, restaurantes e espaços de palestras, por exemplo.
Foi acrescentado ao texto um novo parágrafo para esclarecer quais tipos de estabelecimentos não ficam obrigados a cumprir a normativa – cinema, teatro e bares com música ao vivo.
Ainda houve suspensão temporária das medidas para os eventos neste fim de semana – dias 5 e 6. A decisão teria sido tomada por causa da proximidade da entrada em vigor do decreto a eventos já programados.
Nesse mesmo artigo, ficou estabelecido que a limitação de público ficará suspensa entre os dias 21 de fevereiro e 2 de março. O período inclui o início e a reta final das comemorações de carnaval.
O decreto nº 8.946 foi publicado na quarta-feira (2) e justificado pelo prefeito com a lotação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) inclusivas para pacientes da covid-19.