Cidades

Prefeito convoca sociedade civil para auxiliá-lo em tomada de decisões

3 minutos de leitura
Prefeito convoca sociedade civil para auxiliá-lo em tomada de decisões
Prefeito Emanuel Pinheiro e o secretário Extraordinário dos 300 anos, Júnior Leite convocaram representantes da sociedade civil

O prefeito Emanuel Pinheiro conta agora com uma espécie de termômetro da sociedade civil, um comitê formado por representantes de diversos segmentos que poderá não só auxiliá-lo, como apoiá-lo e até dar conselhos se for necessário, quando o assunto for a celebração do tricentenário da cidade.

Nesta quinta-feira (19), ao lado do secretário Extraordinário dos 300 anos e do secretário de município de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, Pinheiro anunciou as associações, entidades e instituições que vão compor o comitê, formado por câmaras temáticas que contemplam diversos setores, como cultura, agronegócio, logística e mobilidade urbana, dentre outros. A ata de criação foi assinada nesta ocasião.

Depois do ato simbólico, o prefeito de Cuiabá falou com empolgação as iniciativas previstas, algo em torno de mais de 40 ações. Ele comentou as críticas, mas disse que seu sonho é mesmo fazer do Centro Histórico, a Time Square cuiabana, numa alusão à ocupação dos espaços. “Se Nova Iorque tem restaurante giratório no alto, por quê Cuiabá não pode ter?”. Entre os planos do prefeito está a construção de um restaurante giratório sobre uma torre de 150 metros fundamentada no alto do Morro da Luz.

Para seguir com o sonho de revitalização do Centro Histórico, traduzido na reformulação de praças e prédios da região. “Já revitalizamos a Praça Alencastro, humanizamos o terminal de ônibus na Alencastro, vamos entregar a Praça Ipiranga, entregamos a Senhor dos Passos, a Novis Neves, que a propósito, teve suas obras suspensas, mas já retomadas, porque encontraram moedas antigas lá e o Iphan teve que avaliar. Já estamos nos preparando para transformar o centro de Cuiabá no grande centro de convivência da população cuiabano”.

E completa: “Já aprovamos a redução de impostos para universidades que quiserem levar cursos para os casarões históricos. Estamos prontos para abrir chamamento público para estas faculdades que queiram alugar estes espaços e vir para o Centro. Já listamos mais de 30 que precisam ser revitalizados. Daí, bares e restaurantes virão para cá e é justamente nestes casos que precisamos do comitê para definir qual perfil que queremos para nosso Centro Histórico”.

O prefeito citou ainda a possibilidade de fazer reversão das ruas 13 de Junho e Pedro Celestino para calçadões em horários estratégicos, criando um corredor cultural. “A importância deste comitê é grande, pois quero que eles validem nossos projetos. É nossa caixa de ressonância”, disse Pinheiro.

O secretário Extraordinário, Júnior Leite, comentou outros projetos citados pelo prefeito, como novos viadutos nos trevos do Jardim Itália e entroncamento da Beira Rio com a Sérgio Motta, além de uma via paralela ao Rodoanel, o Contorno Leste.

Leite falou ainda sobre um marco do centenário, a cápsula dos 300 anos. “Assim como outras diversas iniciativas, contamos com parceiros para grande parte das ações, como é o caso dos totens instalados nas principais vias. Eles contarão a história do nome daquela via e serão patrocinados por empresas parceiras que queiram divulgar sua marca. Já a cápsula será simbólica”. Nos 350 anos serão revelados os depoimentos do cidadão comum, um relato da Cuiabá do presente para a Cuiabá do futuro. O projeto é idealizado em parceria com a Microsoft, que vai ceder espaço na nuvem para guardar estes relatos. “Daqui em diante, os prefeitos receberão não só a faixa, como também, a senha da cápsula”, diz.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes