Cidades

Prefeita de Sinop e empresários registram denúncias na PF e Civil contra fake news

Notícias falsas acusam farmácia de fornecer cápsulas vazias para pacientes de covid

2 minutos de leitura
Prefeita de Sinop e empresários registram denúncias na PF e Civil contra fake news
Rosana Martinelli, prefeita de Sinop

A prefeita Rosana Martinelli esteve reunida, na manhã desta sexta-feira (31), com delegados das polícias Federal e Civil para denunciar uma falsa publicação feita por uma página no Facebook, que tem circulado nas redes sociais, nas últimas horas.

A publicação acusa a administração municipal e os empresários da Farmácia de Manipulação Alquimia de terem entregue cápsulas de zinco vazias para pacientes em tratamento contra o novo coronavírus.

“É muito grave o que está acontecendo em Sinop, quando uma página faz uma fake news, que é crime, atenta contra a idoneidade das pessoas, a honra e, principalmente, coloca em dúvida um trabalho sério, com recursos federais envolvidos. Nós fizemos uma visita oficial aos delegados da Polícia Federal e da Polícia Civil e estamos encaminhando formalmente, através da Procuradoria Jurídica, a queixa crime”, ressalta a prefeita.

Os empresários Ester e Carlos Martins, proprietários da farmácia, repudiaram as acusações e se colocaram à disposição para mostrar todo o processo de manipulação dos medicamentos.

“A nossa empresa tem profissionais capacitados. O processo de fabricação e controle de qualidade é excelente, fiscalizado por todos os órgãos. Então, fica aqui o nosso repúdio a essa pessoa irresponsável, que por questão política fica armando esse tipo de coisa”, afirma Martinelli.

Essa é a segunda vez que a Prefeitura de Sinop é alvo de fake News durante o período de pandemia. Em abril, uma página de facebook criou um boletim informativo epidemiológico do COVID-19 com dados falsos, o que gerou pânico na cidade.

“Em um momento tão sério, onde estamos trabalhando juntos contra a pandemia, pessoas tiram o seu tempo para colocar o nome e a credibilidade de empresários, duvidando das medicações. Isso não pode acontecer, as pessoas têm que ter responsabilidade do que falam e do que postam. É crime, e a prefeitura está tomando as devidas providências”, destacou Rosana.

O protocolo de medicamentos que compõe o kit-covid foi elaborado pela Junta Médica da Secretaria Municipal de Saúde e é entregue aos pacientes, com prescrição médica. O registro da ocorrência também será feito na Polícia Federal, uma vez que os recursos utilizados pelo município para a compra dos remédios são oriundos do Governo Federal.

A prefeita esteve reunida com o delegado Federal Samir Zugaibe e, em seguida, com o delegado da Polícia Civil Carlos Eduardo Muniz. O secretário Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, Astério Gomes, acompanhou a gestora.

(Com informações Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes