Prefeita de Jaciara reduz salários em 20% para quitar dívida pública

Medida, baixada via decreto, valerá até dezembro deste ano para a própria prefeita, secretários e servidores comissionados

(Foto: Reprodução/Prefeitura de Jaciara)

A prefeita de Jaciara (146 km de Cuiabá, Andréia Wagner (PSB) cortou 20% do próprio salário, dos secretários e outros servidores comissionados. A medida entrou em vigor nessa sexta-feira (25) via decreto executivo. Servidores efetivos não entram na regra. 

Conforme a prefeitura, a redução será válida até dezembro deste ano e tem o objetivo de quitar dívidas de R$ 27 milhões deixadas pela gestão passada; cerca de R$ 4 milhões já teriam sido pagos. 

“Foi a forma que encontramos após muitos estudos e reuniões com o nosso secretariado. As auditorias também apontam para esse caminho. Não é uma situação confortável para ninguém, porém, pior que reduzir é demitir e todo mundo precisa trabalhar para garantir seu sustento”, disse a prefeita. 

A medida estaria sustentada pelo artigo 169 e incisos 3º e 4º da Constituição Federal. Os trechos tratam de ações a serem tomadas pelo gestor público para adequação das despesas com pessoal nos parâmetros e limites estabelecidos pela Lei Complementar nº 101/2000.  

Conforme essa lei, o limite máximo com gastos de pessoal é de 54%. A Secretaria de Administração do município que a folha de salários para os servidores está em 64,35% do orçamento. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorDecreto autoriza passeios com guia em Chapada dos Guimarães
Próximo artigoCaixa paga hoje auxílio emergencial a nascidos em agosto