Cidades

Prédio de Cuiabá é eleito o mais sustentável das Américas

2 minutos de leitura
Prédio de Cuiabá é eleito o mais sustentável das Américas

Divulgação/Sebrae

prêmio css

José Afonso Botura Portocarrero e o Sebrae Mato Grosso estiveram no Reino Unido para receber o selo de sustentabilidade mais antigo e referenciado do mundo

Na frente de outros quatro projetos norte-americanos, a tecnologia indígena mato-grossense trouxe ao Brasil o prêmio BREEAM Awards 2018, selo de sustentabilidade mais antigo e referenciado do mundo. O Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), projetado pelo arquiteto e professor da UFMT, José Portocarrero, venceu a categoria Regional/Novas Construções Em Uso, nesta terça-feira (06), no Reino Unido.

A cerimônia de premiação ocorreu no London’s ExCeL Centre, durante a programação do Ecobuild 2018, após a BREEAM Awards já ter certificado mais de 250 mil prédios de diversos países.

O prédio localizado no Centro Político Administrativo, em Cuiabá, foi construído em 2010, o primeiro do Estado a receber o Selo Procel de Eficiência Energética, pela potência de iluminação natural e micro usinas implantadas no telhado, que reduziram o consumo de energia elétrica da sede em 30%.

Reprodução

interna css

O prédio se destaca pelo máximo aproveitamento de iluminação natural, baseado em construções indígenas

Com base nas casas indígenas, referências em bioclimática, a construção se destaca pelo conforto térmico e utilização máxima da iluminação natural. Sua cobertura em duas cascas, possibilita o resfriamento interno do prédio e a captação de água da chuva, filtrada e armazenada para uso na irrigação do jardim e lavagem de pisos.

Também se destacam no projeto a instalação de vermicompostagem, que recebe resíduos orgânicos da lanchonete e da poda de árvores e plantas.

Estudioso das tecnologias indígenas e as casas Bororo, Portocarrero acredita que o prêmio contribui para dar maior projeção aos sabes indígenas acumulados durante séculos. “O melhor resultado é ajudar a difundir e circular os conhecimentos arquitetônicos dos povos indígenas, que são os primeiros desenvolvidos no Brasil”, ressalta. 

Saiba mais sobre o projeto na matéria do LIVRE.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes