A Propósito

Preço com e sem imposto

Procon de MT é a favor, mas teme que informação demais confunda o consumidor

1 minuto de leitura
Preço com e sem imposto
(Foto: Reprodução)

Assim como a maioria dos projetos de lei em trâmite em praticamente todas as Câmaras e Assembleia do Brasil, a proposta do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) de que produtos à venda precisam ter seus preços exposto com e sem o imposto não exatamente uma novidade.

Segundo a superintendente do Procon de Mato Grosso, Gisela Simona, em 2012 o Código do Consumidor já foi alterado para prever algo nesse sentido. Na época, ficou determinado que o valor do imposto cobrado seria exibido no cupom fiscal do produto.

Conforme Gisela, os órgãos de defesa do consumidor, até então, achavam a regra vigente era suficiente. Agora, são a favor do novo projeto, desde que tome-se o cuidado de não confundir quem vai comprar um produto com tanta informação.

“A lei tem que dar uma certa flexibilidade na forma como [esse preço, com e sem o imposto] será repassado para o consumidor. Muita informação em uma etiqueta pequena, por exemplo, pode mais dificultar, tanto para o vendedor, ao expor o preço, quanto para o consumidor, no momento de identificar o quanto ele vai pagar”.

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes