Pré-candidato do MBL em MT lança “vaquinha” para arrecadar fundos de campanha

Segundo o pré-candidato, essa é uma maneira de construir uma campanha limpa, transparente e sem caixa dois, acarretando na diminuição dos gastos com o dinheiro público

O coordenador do MBL em Mato Grosso, o pré-candidato do PSDC à Assembleia Legislativa Ulysses Moraes lançou nesta semana uma “vaquinha virtual” para arrecadar fundos para a sua campanha. A medida foi autorizada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e permite que quaisquer candidatos busquem novos recursos para concorrer a cargos públicos eletivos.

Na visão do militante do MBL, essa é uma maneira de construir campanhas limpas, transparentes e sem caixa dois, e diminuindo o uso de dinheiro público. “Além disso, promove o engajamento dos eleitores o que pode culminar numa eleição mais democrática e justa para nosso Estado/País”, disse ao LIVRE.

O “crowdfunding”, também conhecido como “vaquinha virtual” é um sistema pelo qual se arrecada valores antecipadamente à execução do projeto. Os investidores são pessoas que acreditam nos benefícios que resultarão da materialização da ideia.

Como funcionam as doações

Como é a feita a doação? O eleitor fará a doação para o pré-candidato por um dos sites de crowdfunding autorizados pelo TSE.

Para onde o dinheiro vai? A empresa vai descontar do valor doado a taxa do serviço e do meio de pagamento e o restante será reservado para o pré-candidato. O dinheiro só será transferido para a conta dele após o dia 15 de agosto, se ele homologar a candidatura no TSE.

Quanto pode ser doado? O limite de doações por pessoa física é 10% da renda bruta do ano anterior. Caso a pessoa doe mais do que isso, paga uma multa no mesmo valor que foi doado a mais.

Há também o limite de R$ 1.064,10 por dia para facilitar o monitoramento das transações pela Justiça Eleitoral.

Quem vai ver meus dados? Por lei, os dados são públicos. A plataforma é obrigada a registrar o nome completo, CPF e quantia transferida para serem divulgados pelo TSE.

Qual é o prazo? O eleitor pode doar até 7 de abril (primeiro turno) e 28 de outubro (segundo turno).

Com Assessoria

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

1 COMENTÁRIO

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorShopping Estação Cuiabá começa contagem regressiva para inauguração
Próximo artigoDefensoria depende de pagamento dos atrasados para reabrir comarcas