Prazo para cadastro biométrico termina hoje em 9 cidades de MT

Eleitor que não fizer revisão pode ter o título cancelado; 70% já passaram pelo processo

Termina nesta sexta-feira (26) o cadastramento biométrico promovido pela Justiça Eleitoral nos municípios de Barra do Bugres, Cáceres, Canarana, Nova Xavantina, Pedra Preta, Peixoto de Azevedo, São José do Rio Claro, Sorriso e Tangará da Serra. Em todas essas cidades, o percentual de eleitores biometricamente cadastrados ultrapassou a marca dos 70%.

Até quinta-feira (25), 83,67% dos eleitores de Pedra Preta fizeram o cadastramento biométrico. Também acima de 80% está Peixoto de Azevedo, que atingiu o percentual de 83,35%. Já os municípios de Sorriso, Nova Xavantina, Canarana, Tangará da Serra, São José do Rio Claro, Cáceres e Barra do Bugres atingiram, respectivamente, os seguintes percentuais: 78,63%, 74,95%, 74,81%, 72,93%, 71,47%, 71,26% e 71,12% de eleitores biometricamente cadastrados.

Considerando todo o Estado, o percentual está próximo da marca dos 70%. Atualmente, dos 2,2 milhões de eleitores de Mato Grosso, 1,5 cadastraram seus dados biométricos, o que representa um percentual 69,17%.

O eleitor que reside nos municípios onde acontece a revisão é obrigado a participar do procedimento, sob pena de ter o título eleitoral cancelado e, assim, ficar impedido de obter a certidão de quitação eleitoral.

Esse documento é necessário para o exercício de alguns direitos civis, entre eles: se inscrever em concurso ou prova para cargo público, investir-se ou empossar-se neles; obter passaporte ou carteira de identidade; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos Estados ou dos municípios.

Para fazer a revisão com cadastro biométrico, o eleitor deve procurar o cartório eleitoral de seu município portando: documento oficial de identificação (RG, CNH, carteira de trabalho, carteira profissional, dentre outros definidos em lei), e comprovante de residência (conta de luz, água, telefone, boleto de IPTU, contrato de aluguel, dentre outros definidos pelo Juiz Eleitoral).

No caso de homens com mais de 18 anos e que irão requerer a primeira via do título (alistamento), é necessário também, apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar.

O atendimento ao eleitor nos municípios em revisão acontece em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h. Os locais de atendimento estão disponíveis no site www.tre-mt.jus.br .

*Com assessoria

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorFim de semana tem espetáculos de dança e teatro, tributo aos anos 80 e eventos literários
Próximo artigoCãozinho defende Jesus Cristo dos soldados romanos durante encenação da Via Sacra