Colunas

Porto dos Gaúchos tremeu – e isso não é novidade

2 minutos de leitura
Porto dos Gaúchos tremeu – e isso não é novidade

A cidade de Porto dos Gaúchos tremeu – e isso não é novidade. Pelo menos dois abalos sísmicos, nos últimos dias 13 e 14 de novembro, trouxeram a discussão sobre o risco de um evento moderado atingir a região.

O perigo nem sempre está na magnitude: isso é variável. um evento de magnitude 6.5 na escala de Richter aconteceu na mesma região, mas passou despercebido. Em janeiro de 1955 a população era bem inferior aos mais de 5 mil habitantes atuais.

Não sei o que vão dizer os profissionais da área, mas posso afirmar que um dos sinais de que algo poderia ocorrer foram os chamados abalos precursores. Uma série de pequenos tremores acontecem antes de um grande tremor. Em países como Chile, Peru e Equador, tremores em sequência assim já são suficientes para a população juntar água.

O objetivo dos meus artigos não é alarmar – e sim deixar os leitores em atenção. Minha preocupação é se temos, em Mato Grosso, grupos de emergências capacitados no assunto, já que a região corre o risco de sofrer algo maior.

…………………………………………………………………………………………….

Puerto de los Gaúchos tembló – y eso no es novedad

La ciudad de Porto de los Gaúchos tembló – y eso no es novedad. Al menos dos sacudidos sísmicos, en los últimos días 13 y 14 de noviembre, han traído la discusión sobre el riesgo de que un evento moderado alcance la región.

El peligro no siempre está en la magnitud: eso es variable. un evento de magnitud 6.5 en la escala de Richter se produjo en la misma región, pero pasó desapercibido. En enero de 1955 la población era muy inferior a los más de 5.000 habitantes actuales.

No sé lo que van a decir los profesionales del área, pero puedo afirmar que una de las señales de que algo podría ocurrir fueron los llamados sacudidos precursores. Una serie de pequeños temblores ocurren antes de un gran temblor. En países como Chile, Perú y Ecuador, temblores en secuencia así ya son suficientes para la población juntar agua.

El objetivo de mis artículos no es alarmar, sino dejar a los lectores en atención. Mi preocupación es si tenemos, en Mato Grosso, grupos de emergencias capacitados en el asunto, ya que la región corre el riesgo de sufrir una mayor sacudida.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes