Por que se isolar em casa é uma boa estratégia contra o coronavírus?

O objetivo é diminuir a propagação do vírus

O Covid-19, o novo coronavírus, já mudou o mundo. Nesse momento histórico e sem precedentes, nunca foi tão importante mudar radicalmente os nossos hábitos para evitar um colapso no sistema de saúde e outro no sistema financeiro.

A doença chegou ao Brasil e a chance de aumentar o número de infectados é alta. Por isso, ainda que o governo federal não tenha decretado quarentena compulsória, já existe a recomendação de distanciamento social.

Os próprios governos chinês, espanhol e sul coreano, aplicaram a medida de distanciamento social antes de decretar quarentena. No distanciamento social, a população precisa se comportar como se já estivesse doente, se isolando e evitando sair de casa. 

Essa simples ação pode salvar vidas e evitar o contágio de pessoas vulneráveis que sofrem com doenças crônicas ou que já estão na terceira idade.

Caso você não siga a orientação, tenha em mente que a atitude pode colapsar o sistema de saúde levando à morte diversos pacientes que poderiam ser salvos caso os hospitais não estivessem sobrecarregados.

Hoje, enorme parte da população brasileira é idosa. Como o contágio do coronavírus é extremamente rápido e fácil, você pode acabar levando a doença para mais de quinze pessoas. Essas quinze podem transmitir para mais quinze do círculo social de cada um. O crescimento tem progressão geométrica e é muito fácil que essa quantidade de doentes acabe realmente sobrecarregue o sistema.

Por isso, fique em casa. Muito provavelmente você não está doente, mas é preciso. Com menos gente nas ruas, menor a chance do vírus propagar rapidamente. Faça a sua parte.

Texto adaptado da BBC.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorAs séries e filmes que foram afetados pelo coronavírus
Próximo artigo5 “melhores piores” filmes para assistir durante a quarentena

O LIVRE ADS