Por que é essencial que uma empresa ou profissional tenha um site

Foto: 200 Degrees/Pixabay

Você consegue imaginar como uma empresa pode se destacar sem um site, seja ela de pequeno ou grande porte? Você consegue imaginar como um profissional freelancer poderá se destacar sem também ter um site?

 

Hoje em dia, tanto uma empresa quanto um profissional que não possui um site, são como um carro de Fórmula 1 sem o motor.  Ou seja, estarão fora da competição. 

 

Por isso, ter um site, uma hospedagem e um registro de domínio é fundamental para atuar nesse (não tão novo) mercado digital onde quase tudo é feito por meio da internet. 

 

Ter um site é garantir para o seu negócio e carreira um recurso que é extremamente valioso na era digital: a presença online. Sem essa presença será impossível interagir com os clientes, contatos e com o público em geral.

 

Nesse artigo você vai compreender a importância de um site, bem como ficar por dentro sobre quais são os requisitos para que esse site tenha condições de ajudar o seu negócio. Acompanhe os tópicos abaixo!

 

  • A importância do site na era digital
  • Como a hospedagem de site pode ajudar o seu site
  • Conheça algumas plataformas de criação de site
  • Como divulgar o seu site

 

A importância do site na era digital

 

Até alguns anos atrás, quando a internet ainda era uma novidade para a maioria da população, ter um site era uma opção para a gestão de um negócio. Contudo, no atual contexto, um site é uma obrigação.

 

A empresa e o profissional que não possuem um site, ainda não se adaptaram para a era digital. Essa é a realidade. Já reparou como as pessoas, hoje em dia, na hora de procurar um produto ou serviço, elas apelam para o Google?

 

Por isso que a presença digital é fundamental. Se o seu negócio não contar com um site, ele não será visto. Portanto, para viabilizar a interação com o público e a aplicação de eficientes estratégias de Marketing Digital, um site é essencial. 

 

Um site traz as informações básicas sobre o empreendimento, como a missão, os valores, os produtos ou serviços, formas de contatos e o mais importante: contam a história de uma empresa. 

 

O mesmo vale para quem é profissional, seja um freelancer ou não. O profissional que possui um site tem a chance de ampliar a sua rede de contatos, de ter um portfólio para mostrar os seus materiais de trabalho e assim se destacar no seu segmento de atuação.

 

Logo abaixo elencamos mais algumas vantagens que um site pode oferecer a qualquer empresa ou profissional. 

 

Credibilidade e autoridade

 

Um site consegue destacar um negócio graças à presença digital. Com isso, o seu negócio passa a se tornar também mais competitivo em relação aos concorrentes.

 

Isso também é válido para um freelancer, por exemplo, que almeja obter destaque na sua área. É por meio de um site que ele vai consolidar a autoridade e a credibilidade necessária para obter clientes e serviços.

 

Confere maior visibilidade para a marca

 

Quem não está na internet não existe. Diante disso, a presença digital se torna uma questão de sobrevivência. Ao criar um site, as empresas e os profissionais podem ser vistos por vários clientes ao mesmo tempo. O seu negócio não fica restrito aos limites geográficas e está visível 24h por dia, 7 dias por semana.

 

Um dos procedimentos para ajudar na presença digital do seu site é utilizar o Google Meu Negócio. Ele auxilia na visibilidade do seu negócio por apresentar resultados nas buscas locais do Google.

 

Com o Google Meu Negócio você mostra para os clientes várias informações fundamentais sobre a sua empresa, como, por exemplo, horário de funcionamento, avaliações dos outros clientes, fotos, endereço e muito mais. 

 

Economia na divulgação

 

A divulgação por meio de um site, de uma forma geral, demanda menos gastos, conta com um maior alcance e também é mais eficaz. Isso porque o seu negócio e o seu trabalho se tornam mais próximos do cliente.

 

Ao contar com um site, você tem condições de consolidar melhor a sua marca para os clientes e obter melhores posições no Google. Com isso, você vai escalando o seu trabalho sem a necessidade de investir pesado em mídias offline, como TV e impresso, por exemplo.

Foto: EstudioWebDoce/Pixabay

Como o domínio e a hospedagem de site pode ajudar o seu site

 

Quando se fala na importância de ter um site, não dá para deixar de lado a hospedagem de site e em registro de domínio

 

A hospedagem de site e o registro de domínio são fundamentais para tornar o seu site mais profissional e transmitir mais credibilidade para o seu negócio. 

 

A hospedagem, basicamente, consiste em um espaço no servidor onde o conteúdo do seu site ficará hospedado. Já o domínio é o endereço do seu site, é o que o público irá digitar para poder acessá-lo.

 

Além do mais, a hospedagem traz recursos essenciais para o seu site. Entre eles estão uptime, velocidade de carregamento e certificado SSL. Esse último detalhe é ainda mais fundamental para quem gerencia uma loja virtual.

 

Sobretudo, é importante lembrar também que esses recursos viabilizam algo relevante para o seu site, que é otimizar a Experiência do Usuário.

 

Conheça algumas plataformas de criação de site

 

Não é difícil criar um site a partir “do zero”. Não é necessário conhecer conceitos complicados de linguagens de programação, nem mesmo códigos avançados. Nos dias de hoje há plataformas de criação cada vez mais intuitivas.

 

Elas exigem do usuário poucos conhecimentos, já trazem os templates prontos e facilitam ao máximo a personalização do seu projeto. Sendo assim, conheça algumas dessas plataformas abaixo.

 

WordPress

É de longe a mais conhecida e a mais utilizada. Com certeza, dos vários sites e blogs que você acessa no seu dia a dia, muitos deles são criados nessa plataforma. Estima-se que 40% dos sites atualmente são feitos com esse CMS. 

 

Uma das principais características dessa plataforma é a sua ampla variedade de plugins, que são pequenos programas contidos no WordPress (alguns gratuitos, outros não) que servem para trazer mais funcionalidades para o seu site.

 

Outra grande vantagem é a sua vasta integração com outras ferramentas do mercado, o que facilita ainda mais o trabalho de webdesigners e programadores. 

 

Wix

 

É um construtor de sites bastante intuitivo. Ele é bastante versátil e, por meio dele você pode criar um site para mostrar o seu portfólio ou um site de perfil institucional para o seu negócio.

 

Se você tem o objetivo de criar uma loja virtual, o Wix também pode viabilizar esse tipo de projeto.

 

Zyro

 

É outro criador de sites intuitivo e que também serve para os mais diversos tipos de projetos online, inclusive lojas virtuais. 

 

O Zyro é uma plataforma de criação de sites do tipo “arraste e solte”, o que facilita a vida de muita gente que não possui conhecimentos em desenvolvimento web. 

 

Outro grande destaque da ferramenta são os seus recursos especiais como o criador de logotipo, gerador de nome de empresas, removedor de fundo de imagens e outras soluções sensacionais para a criação web. 

Foto: mohamed Hassan/Pixabay

Como divulgar o seu site

 

Por ajudar na presença online do seu negócio e também do seu trabalho, é importante saber como usar o site para aprimorar essa presença. Confira abaixo algumas dicas para isso. 

 

Utilize os guest posts

 

Eles consistem nos materiais produzidos por você, porém esses conteúdos são divulgados em sites parceiros. 

 

Na prática, o que acontece é uma amigável troca de posts entre vocês, porém, é essencial que os dois projetos atuem em segmentos iguais ou parecidos.

 

O fato é que o Google, Yahoo e outros buscadores, consideram os links externos, bem como outras práticas de link Building muito importantes para o posicionamento de sites. Essa construção de links é útil para a autoridade de um site e desse modo, essas parcerias tendem a auxiliar de forma significativa a prática de SEO.

 

Construa uma newsletter

 

Esse recurso tem o intuito de promover o conteúdo de um site ou blog. É, portanto, uma maneira de garantir maior tráfego para as suas páginas por meio do envio direto de mensagens.

 

O maior benefício de uma newsletter é que ela pode ser automatizada. Inclusive existem ferramentas digitais que permitem a realização de uma newsletter. O Mailchimp é um exemplo.

 

Aproveite as redes sociais

 

Há tempos que as redes sociais estão em alta. Facebook, Instagram, Tik Tok são apenas algumas das mais conhecidas. Por isso, elas são fundamentais para qualquer estratégia de Marketing Digital.

 

Sendo assim, é nesse contexto que é importante utilizar as redes sociais para divulgar o seu site ou os conteúdos do seu blog.

 

Um site é um dos pilares da presença digital

 

Quem é um profissional que atua como freelancer deve ter um portfólio online e é aí que entra a atuação do site. Ele é o local perfeito para divulgar os seus trabalhos e interagir com possíveis parceiros e clientes.

 

O mesmo vale para quem gerencia um pequeno ou até mesmo um grande negócio. O site traz as informações essenciais a respeito da sua empresa, a posicionando de maneira relevante no cotidiano dos seus clientes.

 

Portanto, com uma boa hospedagem de sites, uma plataforma de construção e um registro de domínio, você tem condições de assegurar uma eficiente presença digital com o seu site.

 

  

 

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