JudiciárioMato Grosso

Por desvios na ALMT, ex-chefe de gabinete de Riva é condenado a 13 anos de prisão

morte de aluno soldado
Foto de Victor Cabral
Victor Cabral

Ex-chefe de gabinete do ex-deputado José Riva, Geraldo Lauro foi condenado pela Justiça Estadual a 13 anos e quatro meses de prisão, em regime fechado, pelos crimes de lavagem de dinheiro e peculato.

A condenação é do juiz da Sétima Vara Criminal de Cuiabá, Marcos Faleiros, e é referente a três processos de origem da operação “Arca de Noé”, que investigou esquema de desvio na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Também foram condenados o contador Joel Quirino Pereira e o técnico em contabilidade José Quirino Pereira, ambos a 11 anos e 8 meses de cadeia. Os dois vão ter que cumprir a pena em regime inicialmente fechado.

Juracy Brito que havia sido acusada de envolvimento foi absolvida pelo juiz. O acusado Nilson Roberto Teixeira teve sua punibilidade extinta como benefício da delação premiada ofertada por ele.

Faleiros também revogou a decisão de suspensão do processo com relação ao acusado Arcanjo Ribeiro, ex-bicheiro. “Determino o desmembramento dos autos para o prosseguimento da ação penal”, conforme trecho da decisão do juiz.

O magistrado ainda decidiu por extinguir a punição de Guilherme da Costa Garcia, isso porque o acusado possui mais de 70 anos de idade.

Em uma das ações penais, o Ministério Público acusou o grupo de ter constituído uma empresa fantasma, a C. P. T. Almeida, somente para forjar operações com a Assembleia Legislativa e desviar mais de R$ 3,3 milhões. Até então como deputados estaduais, José Riva e Humberto Bosaipo foram considerados líderes da organização criminosa.

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Crônicas Policiais

PM resgata menino de 12 anos de “tribunal do crime” e prende quatro homens

Vítima era mantida em cárcere no bairro Vila Arthur e relatou ter sido obrigada a cavar a própria cova antes de ser executada
Justiça

Lobista investigado por esquema no STJ deixa prisão por decisão do STF

Cristiano Zanin cita excesso de prazo e impõe medidas cautelares
Crônicas Policiais

Operação Território Livre asfixia facções e prende 18 criminosos no Oeste de MT

Ação integrada em Cáceres e Pontes e Lacerda apreendeu fuzil, pistolas e munições durante ofensiva contra o crime organizado
Geral

SES-MT esclarece que ambulâncias em pátio são reserva técnica para garantir atendimento

Veículos são utilizados para substituir frota ativa durante manutenções; Ministério da Saúde realizou vistoria nas bases da Baixada Cuiabana nesta semana
25 de abril de 2026 13:58