Por causa da pandemia, 45 pacientes com fissura labiopalatina aguardam cirurgia em MT

Instituição filantrópica realiza lives pelo Facebook para tirar dúvida sobre a nutrição desses pacientes

(Foto: Smile Train/Divulgação)

Durante a pandemia os atendimentos eletivos foram suspensos. Entre os pacientes que deixaram de ser atendidos estão milhares de crianças que nascem com a fissura labiopalatina. Em Mato Grosso, 45 pacientes aguardam intervenção cirúrgica.

No Brasil, por causa da suspensão nos atendimentos, houve queda de 35% nas cirurgias. Ao todo, 1.030 pacientes aguardam na fila.

A Smile Train acompanha essas pacientes. A instituição filantrópica capacita profissionais de saúde locais para proporcionar gratuitamente cirurgias de fissura labiopalatina e atendimentos complementares em todo o mundo.

Em Cuiabá, ela atua no Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM) e no Hospital Geral Universitário (HGU).

Juan de La Plata, diretor da Smile Train, explica que as crianças que nascem com a fissura passam por uma série de cirurgias ao longo da vida. A primeira delas entre os três e seis meses de vida. Por isso, pais e mães que aguardam preocupados pela cirurgia dos filhos.

“Não tem problema se o paciente esperar alguns meses para a cirurgia. O consenso é de que se ela for feita até um ano não há prejuízos para o desenvolvimento da criança”, explica, ressaltando que o importante é o acompanhamento da criança: “O que não pode faltar é o acompanhamento no centro de tratamento, onde é oferecido atendimento psicológico, de fonoaudiologia e ortodontia”.

Semana da nutrição

Inspirada na celebração do Dia Nacional da Saúde e Nutrição, a Smile Train, realiza a Semana da Nutrição e Saúde com uma programação voltada à educação de profissionais da saúde especializados em famílias, abordando a importância da alimentação durante os essenciais “primeiros 1.000 dias de vida da criança”

A programação é realizada de forma online. Na quinta-feira (31), a instituição vai tirar dúvidas com especialistas sobre sobre a importância da nutrição e os cuidados com a alimentação no período após as cirurgias.

O encontro acontece às 20h, é gratuito e pode ser acompanhado pelo Facebook da Smile Train.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPrazos do TJ suspensos
Próximo artigoPF deflagra operação contra fraudes no auxílio emergencial e precatórios judiciais