Por 3 a 0, Comissão de Ética aprova cassação de Abílio Júnior

O relatório final ainda tem que passar por mais duas etapas para o processo ser concluído

(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

Por três votos a zero a Comissão de Ética da Câmara de Cuiabá aprovou a cassação do mandato do vereador Abílio Júnior (PSC) por quebra de decoro parlamentar. Ele foi acusado de constranger funcionários públicos do Município se utilizando de seu cargo.

O relatório final da investigação contra Abílio foi votado na manhã desta quarta-feira (12), em uma sessão especial que começou com três horas de atraso. Membro da Comissão, o vereador Vinicius Hugueney não apareceu no horário marcado, 7h da manhã.

Ricardo Saad (PSDB) foi o relator e, em seu voto, desconsiderou outra dezena de denúncias que pesavam contra Abílio. Elas tratavam de declarações do vereador que, na avaliação de Saad, estavam protegidas pela imunidade parlamentar.

“Algo longe de ser um privilégio”, Saad destacou, pontuando se tratar de um mecanismo de “proteção” aos vereadores para que possam se manifestar, principalmente, quando fazem críticas a outros agentes políticos.

Toninho de Souza é o presidente da Comissão de Ética. Ricardo Saad, o relator do processo (Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

Apesar desse entendimento, em relação à denúncia que envolveu funcionários do Hospital São Benedito – que teriam sido constrangidos por Abílio no dia 25 de novembro de 2019, oportunidade em que vereador teria tentado obter documentos públicos – Ricardo Saad disse não restar dúvidas de um comportamento que atentaria contra a dignidade da Câmara de Cuiabá.

O relator citou a repercussão negativa do caso, na época, e avaliou ter causado “dano irreparável” à imagem do Parlamento municipal.

A sessão foi marcada por bate-boca e xingamentos de Abílio contra os membros da Comissão de Ética.

Ao término da votação, Abílio Júnior questionou o processo, afirmando haver testemunhas de acusação, e disse que o resultado tem “claro interesse político”. Segundo ele, a intenção seria “descredibilizar” a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, que investigou denúncias contra o ex-secretário de Saúde do município, Huark Douglas, que chegou a ser preso.

O relatório da Comissão de Ética agora precisa passar por análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), que tem 15 dias para analisá-lo. Só depois disso o caso será votado em plenário, para conclusão do processo.

(Com informações de Reinaldo Fernandes)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

20 COMENTÁRIOS

    • Indo tarde? deixa de ser inocente ou defensor de corrupto. Quem votou pela cassação do Abilio não tem moral pra nada. defensores de prefeito que enche o paletó de dinheiro de corrupção.

    • Por causa de pessoas como você que nós brasileiros estamos sofrendo. Acorda, Abilio briga pelo povo, tudo que ele fez até agora foi contra a corrupção e gente que fica com a bunda sentada sem fazer o que está sendo pago pra fazer, você nunca reclamou de um serviço publico mal feito né? nunca teve um parente morrendo la no piso de um hospital? nunca precisou de um atendimento numa UPA, ahhhhh lembra do que você esta falando quando voce sair do seu quadrado e participar de grupos de ajuda a pessoas necessitadas….. vai la verver como o mundo é cruel e quantas pessoas esses politicos corruptos estão matando por cada centavo que eles roubam…… fica a dica…..

  1. ACORDA POVO CUIABANO, NÃO VOTEM NOS MESMOS VEREADORES DE SEMPRES, É NECESSÁRIO MUDAR E RENOVAR ESSA CÂMARA DE VEREADORES, MUITA SUJEIRA , ATÉ HOJE A CÂMARA E SEUS VEREADORES NÃO CASSARAM O PREFEITO EMANUEL PINHEIRO.

  2. Os valores estão sendo trocados quem luta por uma cidade melhor é tradado como lixo e esses que sugam, roubam nossa cidade são tratados como os donos da verdade tem muitos vereadores abarganhando com esse ladrão que veste palitó que se diz prefeito maa não me representa foi assim quando Cristo veio e o crucificaram e assim continua todos que vem pra fazer o bem é crucificado vergonha dessa Câmara Municipal de Cuiabá

  3. E quando vai sair a cassação do mandato do prefeito por corrupção? Essa Câmara de Vereadores, principalmente o Sr. Toninho de Souza nós faz sentir nojo dos nossos representantes, isso e uma vergonha para uma capital tão grande como Cuiabá que vocês nunca mais sejam reeleitos.

  4. Salmo 118
    23 Que os poderosos reunidos me condenem; *
    o que me importa é o vosso julgamento!
    –24 Minha alegria é a vossa Aliança, *
    meus conselheiros são os vossos mandamentos.

  5. Olá boa noite não sou de Cuiabá mais acompanho todos os fetis desse vereador Abílio Júnior, bem perante a tudo q assisti de sua pessoa exercendo o a papel de representante do povo cuiabano acho uma palhaçada o q está acontecendo pois o mesmo era o único q corria atrás de resolver e mostra as falcatruas por trás das fáceis dos malcarateis q estão no meio público, queria eu q um vereador na minha cidade de Juscimeira tivesse mesmo interesse q esse vereador tem e Cuiabá.
    Pois o mesmo não estava afim de constranger ninguém mais sim fazer q cada funcionário público ou cada vetor público fosse válido pelos impostos pago pela população ao contrário de meia dúzia de vagabundo q não não fazem nada a não ser mama na teta do governo e da população pois e a população q paga por todo dinheiro gasto indevidamente.
    Desde deixo aqui minha lamentação por ter de ver essa faucatrua política sendo feita na capital cuiabana.

  6. O pior está por vir, quem será o próximo prefeito?
    Acorde minha gente isto não tem nada a ver com que o Abílio fez, é apenas eliminando quem tem condições de tirar o Paletó e sua corja do poder.
    Mas o povo dará resposta nas próximas eleições, aguardem.

  7. Bando de sem vergonhas! Quando aparece um que tem coragem de mostrar as sujeiras dos corruptos eles fazem isso!
    E porque ele mostrou churrasco e cervejada em órgão público em horário de trabalho!
    Mostrou as farsas de Toninho d Souza!
    Mostrou que o homem do paletó não merece nossa confiança!
    E muitas coisas mais… estão vendo as casinhas caírem então se puseram contra ele!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorSogro é acusado de decepar a mão e matar genro ao vê-lo agredir a esposa
Próximo artigoDelação à vista

O LIVRE ADS