População poderá apadrinhar idosos que moram em casas de amparo

Legislação sancionada pelo governo permite tirar idosos dos asilos durante finais de semana e feriados

CMM

Visando promover maior qualidade de vida aos idosos, o governo de Mato Grosso sancionou a Lei n. 10.738, de autoria do deputado Dr Leonardo, que permite que a população apadrinhe afetivamente idosos que vivem em casas de amparo.

Conforme o texto, que foi publicado no Diário Oficial de sexta-feira (10), o apadrinhamento faz parte do programa Um Lar para os Idosos, que visa, “possibilitar aos idosos a convivência fora da instituição, proporcionando-lhes amor, afeto, atenção, carinho e cuidados com a saúde”.

A fim de garantir que aqueles da terceira idade mantenham o convívio social, os padrinhos também poderão levá-los para casas e festas nos finais de semana, feriados e datas comemorativas.

“Poderá haver visitas em dias de semana quando justificadas por algum tipo de evento especial, como aniversário do padrinho e/ou do apadrinhado, de algum membro da família que aderiu ao apadrinhamento social, bem como eventos culturais e sociais”, diz outro trecho do texto.

A legislação prevê que, para o cidadão ser considerado padrinho de um idoso, é necessário que ele procure os órgãos competentes e se comprometa a doar não apenas seu tempo, mas também amor. Também é necessário afirmar a vontade de ser um padrinho e demonstrar que possui recursos financeiros mínimos para proporcionar a melhor qualidade de vida para o idoso.

Atualmente, alguns estados do Brasil já implantaram legislação que permite o apadrinhamento de idosos, como Roraima, Pernambuco e Paraná.

População envelhece
Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de idosos em Mato Grosso aumentou quase 10% em três anos. Em 2015, o número era de 348 mil pessoas com mais de 60 anos no estado. Já em 2016 o número registrado foi de 381 mil. Em 2017, o número de idosos foi de 380 mil.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorTaques defende Fiúza e diz que ele sempre foi seu primeiro suplente
Próximo artigoPadrasto e avô são acusados de estuprar e ameaçar de morte duas irmãs

O LIVRE ADS