Cidades

População enfrenta dificuldades para realizar testes de covid-19 na rede pública de Cuiabá

Falta de testes e de orientação para a população são as principais reclamações de quem precisa do serviço das unidades primárias

2 minutos de leitura
População enfrenta dificuldades para realizar testes de covid-19 na rede pública de Cuiabá
(Foto: Natália Araújo / O LIVRE)

A fila de espera estava pequena, no máximo em três minutos, o funcionário do guichê já avisava: “não há testes para covid-19”. Essa era a informação dada a quem procurou o Posto de Saúde da Família, do bairro Pedregal, em Cuiabá. A orientação era para buscar uma outra unidade, como o Centro de Saúde Ana Poupina, no Dom Aquino.

Por isso, o fluxo de saída era intenso nesta segunda-feira (17). Assim que a pessoa chegava, pouco tempo depois já se dirigia para outra unidade, para ver se conseguiria passar pelo teste que detecta a presença, ou não, do coronavírus no organismo.

Entretanto, um outro problema foi percebido: a falta de orientações aos pacientes. No Posto de Saúde da Família do bairro Planalto, o teste é realizado apenas em pessoas sintomáticas. Não é informado ao assintomático ou pessoas que tiveram contatos com positivados sobre o caminho que deve percorrer. “O que nos disseram é que o teste é só para quem tiver os sintomas”, afirmou uma atendente da unidade.

No local a precariedade nas informações chegou também nas orientações aos positivados. Um paciente, que não quis se identificar, relatou que teve resultado positivo para covid-19 e, mesmo com sintomas de gripe, não recebeu remédios para tratamento. “Vou para a Policlínica (do Planalto) para ver o que eu devo fazer agora”, comentou.

O que diz a Secretaria Municipal de Saúde?

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que todas as unidades básicas de saúde realizam teste rápido de Covid-19, mediante avaliação clínica e seguindo as normas técnicas, levando em consideração critérios como a janela imunológica, os sintomas, se trata-se de pessoa positivada.

Os kits para testagem são entregues quase diariamente, mas acabam rapidamente devido a alta demanda. A Pasta destacou que, desde o início do mês, tem sido registrado um aumento muito grande na procura por este serviço nas unidades. Até sexta-feira (14), já tinham sido realizados 7.318 exames.

A SMS afirma que aqueles que positivam para covid-19 recebem as orientações na própria unidade básica de saúde, onde é feita a prescrição médica, se necessário. O paciente é ainda orientado a manter o isolamento domiciliar e o rastreamento de contatos. As unidades de atenção secundária devem ser procuradas, caso o quadro apresente piora.

Conforme a última nota técnica, divulgada na quinta-feira (13), a orientação é para testar as pessoas assintomáticas quando elas tiveram contato com alguém positivado. A testagem deve ser feita após 5 ou 6 dias do último encontro, devido ao período de incubação do vírus.

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes