Cidades

População de Sinop realiza carreata de apoio a caminhoneiros

3 minutos de leitura
População de Sinop realiza carreata de apoio a caminhoneiros

Centenas de motoristas realizaram uma carreata saindo do centro de Sinop (500 Km de Cuiabá) até o ponto de bloqueio do movimento grevista na BR-163 próximo ao bairro Alto da Glória, na saída da cidade.

De acordo com o representante da União de Entidades de Sinop (Unesin), Nilson Ribeiro, a sociedade está massacrada pelos altos impostos e o custo dos produtos, dentre eles os combustíveis.

“Está é uma demanda de todos nós. Assim, a Unesin se posiciona em favor do manifesto ordeiro e pacífico, mas firme e decisivo, e convida toda a sociedade a demonstrar seu apoio também. A nossa carreata quer mostrar que não engolimos os abusivos aumentos de combustíveis. Vamos nos juntar aos caminhoneiros nessa causa e parar o país por um instante, antes que tenhamos que parar de vez. Está causa é de todo cidadão brasileiro”, disse.

Representantes políticos também estiveram no ato. De acordo com o presidente da Câmara Municipal, Ademir Bortoli (MDB), esta é a hora de um posicionamento político efetivo.

“Nós temos que nos posicionar em benefício da sociedade. Esse ato é legítimo e vamos continuar apoiando o movimento grevista”, garantiu.

Para o representante dos motoristas, Cleomar José Immich, o apoio demonstrado pela sociedade civil organizada de Sinop é extremamente importante para o movimento, que busca o direito para todos.

“As pessoas precisam entender que tudo tem um preço abusivo, não é só o óleo diesel, não é só o motorista que é prejudicado. Se você chega no mercado e os produtos estão caros é porque o custo é gerado em cadeia e, com a redução deles, tudo melhora para a sociedade. Não podemos mais nos calar diante destes abusos”, reforçou.

Também em apoio ao movimento a Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (Acrinorte) emitiu uma nota mostrando-se solidária a causa dos motoristas.

“A Acrinorte é solidária ao movimento dos caminhoneiros para que se reduza, pelo menos, em 25% o valor do litro do combustível [diesel] e que não se fale mais em alta até o final do ano. Não tem como o caminhoneiro fazer frete para alguém diante deste cenário e sem saber quanto se irá pagar de uma hora para outra”, disse o diretor de Relações Públicas da Acrinorte, Invaldo Weis.

A entidade disse ainda no documento que a instabilidade quanto ao preço do combustível atinge igualmente ao setor produtivo, uma vez que o óleo diesel é o insumo essencial para movimentar máquinas agrícolas nas propriedades e utilizado para o transporte de animais do setor pecuário. Por estas razões, as cobranças mobilizam também a classe rural.

Entidades de apoio

O apoio foi feito pelas entidades representativas da sociedade civil de Sinop, UNESIN, formada pela: Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES), a Ordem dos Advogados (OAB), o Conselho Regional de Contabilidade (CRC), o Sindicato dos Madeireiros (SINDUSMAD), o Sindicato Rural, a Associação dos Criadores (ACRINORTE), a Associação Médica, o Conselho Regional de Odontologia (CRO), a Associação dos Engenheiros e Arquitetos (AENOR), o Conselho de Desenvolvimento do Norte de Mato Grosso (CODENORTE), a Associação dos Reparadores de Veículos (ARVES), o Conselho Estadual das Associações de Revendas de Produtos Agropecuários (CEARPA), a Associação dos Loteadores (AELOS), a União Sinopense das Associações de Moradores de Bairros (USAMB), a Ordem dos Ministros Evangélicos de Sinop (OMES), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), o Conselho de Engenharia (CREA), a Associação dos Arquitetos (Arquinorte), Associação dos Contadores de Sinop (ASCCONT), o Sindicato dos Jornalistas (SINDJOR), Lions Clube, Rotary Clube, a Cooperativa de Transportadores e Profissionais da Área de Logística e Transporte de Cargas de Sinop (Cooperlog), Mitra Diocesana, as Lojas Maçônicas de Sinop, sem prejuízo das demais, vem declarar apoio às manifestações iniciadas pelos caminhoneiros e que tem se espalhado por todo país pedindo a redução do preço dos combustíveis.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes