Principal

População de MT cresce, mas Grande Cuiabá não alcança status de metrópole

2 minutos de leitura
População de MT cresce, mas Grande Cuiabá não alcança status de metrópole

Ednilson Aguiar/O Livre

Cuiabá,centro

Centro de Cuiabá

A população de Mato Grosso aumentou em 120.187 pessoas no período de três anos e saltou para 3.344.544 habitantes atualmente, conforme levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quarta-feira (30/08), no Diário Oficial da União.

Mesmo com o incremento, a Grande Cuiabá, formada pela capital – que completa 300 anos em 2019 – e os municípios de Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento e Santo antônio de Leverger, segue sendo uma aspirante à metrópole, pois ainda não atingiu a marca de 1 milhão de habitantes.

O IBGE considera metropóle a cidade ou região com população igual ou superior a 1 milhão.

A capital, que detém o maior número de moradores de Mato Grosso, possui 590.118 pessoas. As outras quatro maiores populações do Estado estão concentradas em Várzea Grande (274.013), Rondonópolis (222.316), Sinop (135.874) e Tangará da Serra (98.828).

As populações dos municípios foram estimadas por métodos demográficos baseados na projeção da população estadual e na tendência de crescimento dos municípios, de acordo com os dados coletados nos dois últimos censos (2000 e 2010).

Conforme o IBGE, as informações também incorporam alterações de limites territoriais ocorridas após 2010.

As estimativas populacionais municipais são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e são referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes