Policial se destaca no fisiculturismo e traz títulos internacionais para MT

Luciano Karim começou 2019 com uma medalha de ouro e uma de bronze, além da promoção de cabo para sargento da PM

O ano começou bem para o policial militar do Estado de Mato Grosso Luciano Karim, 44 anos, lotado no 4º Batalhão de Polícia Militar de Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá). Ele conquistou o primeiro lugar no Campeonato de Fisiculturismo Musclecontest Internacional, em Campinas (SP) e o terceiro lugar no Arnold Classic Brasil 2019, realizado em São Paulo no último final de semana.

Além disso, na última quarta-feira (17), dia de Tiradentes, considerado o patrono da Polícia Militar, Karim foi promovido na corporação, passando de cabo para sargento da PM.

Há 20 anos praticando fisiculturismo, modalidade a qual o policial dedicou a vida é completamente apaixonado, Karim representa Mato Grosso em campeonatos nacionais e internacionais, se tornando um colecionador de títulos.

As últimas duas conquistas se juntaram, a exemplo, ao título de tricampeão brasileiro (conquistado em 2008), de campeão sul-americano (2013) e mister universo (2014). O último campeonato que participou, o Arnold Classic, edição Brasil, é consideração o segundo evento mais importante do culturismo e Karim se destacou como um dos melhores atletas do mundo em sua categoria, a Bodybuilding até 80 kg.

Para chegar ao nível que alcançou, o policial possui uma rotina intensa de atleta, que envolve muito treino e uma alimentação extremamente regrada. Os treinos são planejados com disciplina, o que o ajuda a organizá-los e encaixá-los na rotina sem prejudicar a escala de trabalho no batalhão, também muito intensa.

“A minha rotina de treino baseia-se em uma hora e meia por dia, seis vezes na semana. Organizei minha alimentação de forma que já cheguei a perder 15 kg para competir nos eventos de fisiculturismo”, contou o sargento.

Além de se destacar nos campeonatos, o policial militar, também formado em educação física, já é um multiplicador da modalidade esportiva em Mato Grosso. Entre o treino e a jornada de trabalho na PM, ele ocupa parte de seu tempo de folga ajudando no treinamento de outros atletas.

“A minha preparação não é fácil, quando estou na polícia minha escala vai até meia-noite. E ainda dia sim e dia não acordo às 04h, para às 06h treinar alguns alunos e em seguida me dedico ao meu treinamento”, disse Karim.

Apesar das dificuldades para chegar ao corpo ideal e vencer as competições, o policial disse que os desafios não o desanimam, pelo contrário, aumentam sua força de vontade. “Para mim, quanto mais difícil, maior a alegria na vitória”, afirmou o policial fisiculturista.

Karim e o também mato-grossense Iel

Agora pesando 85 kg, Luciano Karim já se prepara para buscar mais um título em uma competição internacional, o de Mister Olympia Amador, o mais importante e almejado pelos culturistas no mundo, que será realizado em São Paulo, no mês de Outubro.

Se ganhar o título no Mister Olympia, Karim ganhará o tão sonhado Pro Card, que o permitira abandonar os campeonatos amadores para competir na liga profissional, levando sempre o nome de Mato Grosso em cada uma de suas vitórias.

(Com assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

O LIVRE ADS