Principal

Policiais militares arriscam a vida com coletes e munições vencidos

2 minutos de leitura
Policiais militares arriscam a vida com coletes e munições vencidos

Ednilson Aguiar/O Livre

Clube de Tiro Pantanal, Cuiabá

Munições vencidas podem travar durante disparo e afetar diretamente os militares, durante troca de tiros

Sempre que os policiais militares Álvaro e Diogo* saem para serviço, enfrentam o risco cada dia mais alto de o equipamento militar falhar. Segundo relato destes agentes de segurança, mais da metade das munições e dos coletes balísticos da Polícia Militar já ultrapassou a data de validade – que no caso desses equipamentos pode representar a diferença entre a vida e a morte.

Os coletes devem ser trocados se receberem algum disparo de arma de fogo ou se ultrapassarem os seis anos de uso. No caso das munições, a validade é bem menor: as balas devem ser substituídas a cada seis meses. Se preservadas na caixa, elas podem ser usadas em até 2 anos.

De acordo com uma fonte da reportagem do LIVRE, a última aquisição de munições, por exemplo, foi feita há dois anos – e cada base da PM tem em torno de 2 mil munições à disposição para serem usadas.

“As munições são velhas. Tem que trocar de seis em seis meses, mas não troca não, elas são bem velhas. Quando chega uma remessa de munição nova, eles trazem poucas munições. Trocam no máximo a metade das munições e o restante continua vencido”, comentou Álvaro.

A precariedade destes equipamentos afeta diretamente o trabalho da PM. Munições vencidas, por exemplo, podem travar durante o disparo e fazer com que os policiais saiam em desvantagem em uma troca de tiros. No caso do colete, a insegurança é também enorme.

“Se a arma não funcionar durante uma troca de tiros, o que resta a fazer é correr e correr. O policial fica com uma arma na mão, mas não pode fazer absolutamente nada”, pontuou Diogo.

Outro lado

A reportagem do LIVRE entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) para esclarecer porque novos equipamentos não foram adquiridos e quais medidas foram tomadas para aliviar o problema, mas até o fechamento desta matéria não obtivemos resposta. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes